Educação

Prazo para renegociar Fies começa nesta segunda (29)

Estudantes com contratos firmados em 2017 e com mais de 90 dias em atraso podem refinanciar a dívida

Agência O Globo

Os estudantes que estão endividados com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem renegociar sua dívida a partir desta segunda-feira. O prazo para renegociação vai até o dia 29 de de junho. O Fies bateu recorde de dívidas nesse ano, alcançando o patamar de R$13 bilhões.

Os estudantes que tiverem contratos firmados em 2017, não forem alvo de ações judiciais, e estiverem com a dívida de mais  de 90 dias em atraso podem renegociar o valor. Há dois modelos disponíveis para refinanciamento, no primeiro, o estudante poderá reescalonar a dívida, quando o prazo para pagamento não é estendido, ou reparcelar o valor, nesse caso pode haver aumento para pagar o valor.

Aqueles que quiserem refinanciar a dívida podem simular a renegociação pelo aplicativo do Banco do Brasil ou pelo site da Caixa. No caso dos estudantes que tiverem contratos vinculados ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) todo o processo poderá ser concluído pela internet. Os demais precisarão comparecer a uma agência junto com o fiador, levando documentos de identificação, comprovantes de endereço e renda.

De acordo com o FNDE, metade dos estudantes endividados possuía até 24 anos no início da faculdade. 60% deles são do sexo feminino, 79% têm renda de até 1,5 salário mínimo e 89% se declararam branco ou pardo na hora da matrícula.