Eleições 2018

Presidentes da América Latina e da Europa felicitam Bolsonaro pela vitória

Mauricio Macri, da Argentina, também se pronunciou pela rede social, e, segundo altas fontes da Casa Rosada, telefonará na noite deste domingo para o presidente eleito

Agência O Globo

Presidentes da América Latina já estão felicitando a vitória de Jair Bolsonaro (PSL). Líderes estão utilizando o Twitter para comentar a vitória do novo presidente do país: “Felicito o povo brasileiro por uma eleição limpa e democrata. Felicito a Jair Bolsonaro pela sua grande vitória eleitoral. Convido-o a visitar Chile, e estou seguro que trabalharemos com vontade, força, e visão do futuro em favor do bem-estar de nossos povos e da integração”, escreveu Sebastian Piñera, presidente do Chile.

Enrique Peña Nieto, presidente mexicano em fim do mandato, foi na mesma linha: “Em nome do povo e do governo do México felicito a Jair Bolsonaro por sua eleição como Presidente de la República Federativa del Brasil, en uma exemple jornada que reflete a força democrática deste país”.

O líder da extrema-direita italiana, Matteo Salvini, saldou Bolsonaro: “Também no Brasil os cidadãos mandaram a esquerda embora. Bom trabalho ao presidente Bolsonaro, a Amizade entre nossos povos e nossos governos agora será ainda mais forte”, escreveu publicando uma foto sua é uma foto do presidente eleito do Brasil.

Mauricio Macri, da Argentina, também se pronunciou pela rede social, e, segundo altas fontes da Casa Rosada, telefonará na noite deste domingo para o presidente eleito. “Felicitações a Jair Bolsonaro pela vitória no Brasil! Desejo que trabalhemos juntos rapidamente pela relação de nossos países e o bem-estar de argentinos e brasileiros”, escreveu.

Na última semana, Bolsonaro manteve contato com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Os três chefes de Estado representam partidos e coalizões de centro-direita. Já governos de esquerda como os da Venezuela, Bolívia e Uruguai expressaram, durante a campanha, séria preocupação pela chegada de Bolsonaro ao poder.