Economia

Primeira declaração do Imposto de Renda: três pontos em que você deve ficar atento

Expectativa nacional é de que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo. Na Bahia, a expectativa de entrega é de 1.277.000 declarações.

Isadora Sodré (isadora.sodre@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Chegou a hora de você declarar pela primeira vez o Imposto de Renda. Se você encaixa em algum dos pré-requisitos daqueles que devem enviar o documento para a Receita Federal (veja quais são os critérios clicando aqui), é necessário prestar atenção em alguns pontos.

De acordo com o advogado tributarista da MoselloLima Advocacia, Gabriel Elias, os 'marinheiros de primeira viagem' precisam ter uma atenção redobrada com os seguintes pontos:

  • Se os valores que constam no documento do Informe de Rendimento enviado pela empresa que o contribuinte trabalha estão corretos
  • Se a pessoa possui rendimentos em aplicações financeiras
  • Mais importante: se a movimentação bancária do contribuinte é incompatível com a renda adquirida ao longo do ano. "Neste caso, destaco as faturas  de cartão de crédito incompatíveis com a renda (por exemplo, ao emprestar o cartão a amigos para pagamento/parcelamento de contas)", explicou o advogado.


A declaração deve ser enviada através do programa do IR 2021 disponível no site ou através do aplicativo de celular "Meu Imposto de Renda" até o dia 30 de abril.

A expectativa nacional é de que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo. Na Bahia, a expectativa de entrega é de 1.277.000 declarações.