Educação

Professores listam cinco dicas para fazer uma redação nota 1000 no ENEM

Uma das orientações é não subestime suas ideias e aprenda a fazer associações

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Está preparado(a) para o ENEM 2019? Os professores de redação da plataforma de ensino digital, ProEnem, separaram algumas  dicas para você conseguir ter uma redação nota 1000. O exame está previsto para acontecer nos dias 3 e 10 de novembro deste ano.

Foto: divulgação
1- Não subestime suas ideias e aprenda a fazer associações. A ansiedade sobre o tema da redação tira o sono de muitos estudantes, que temem não saber nada sobre a proposta. Contudo, os temas geralmente tecem sobre fatos da atualidade e raramente algum candidato não vai ter nenhuma noção sobre o que se trata - mesmo que mínima. Para se sair bem é preciso confiar nas próprias ideias e aprender a associá-las com outras disciplinas, como sociologia, filosofia, geografia e história.

2- Planejamento. É preciso ler, entender o enunciado e os textos de apoio - a tarefa fica mais simples se o candidato preserva o hábito da leitura ao longo dos meses de preparo, para exercitar o raciocínio rápido e a interpretação de texto.

3- Organização, ou seja, o esqueleto do texto. O tema, a tese e os argumentos devem ficar claros no texto e também é importante lembrar que toda dissertação tem título, introdução e uma conclusão - um problema comum são as dissertações sem começo, meio e fim.

4- Memorize citações de grandes pensadores e inclua uma na redação - caso faça sentido dentro do texto - mas não esqueça de dar crédito para o autor. Esse exercício ajuda a prender a atenção do avaliador, deixa a discussão mais interessante, além de gerar uma sensação de conhecimento sobre o tema proposto.



5- Saiba elaborar propostas de intervenções -  possíveis soluções para o problema tratado. A proposta pode estar no último parágrafo, mas deve ser fundamentada. Os profissionais indicam uma breve retomada a ideia principal, para contextualizar o leitor e, mais importante, indicar como essa mudança seria realizada - é preciso ser realista.