Saúde

Profissional destaca importância do preparo físico para provas do Enem

Segundo o educador físico, a endorfina produzida após a prática de atividade física contribui para que os candidatos se saiam bem nas provas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Na reta final dos preparativos para a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é importante focar no preparo do corpo e da mente. Para aliviar a ansiedade e o estresse da rotina de estudos, a dica é aproveitar os dias que restam até a realização das provas para praticar algum tipo de atividade física, como corridas e caminhadas ou musculação. 

(Foto: Divulgação)

Após a prática de atividade física o cérebro produz endorfina, substância natural que atua como uma importante aliada na redução dos níveis de tensão, estresse, medo e preocupação. Praticar exercícios físicos também beneficia os candidatos na questão postural, já que o longo tempo que passam sentados pode causar dores nas costas, ombros, pescoço e pernas.

Segundo o preparador físico Alfredo Gomes, para um melhor resultado, tanto no aspecto emocional, quanto postural, o ideal é que a pessoa já venha treinando ao longo de todo o período que vem se preparando para as provas. Mas, mesmo aqueles que são sedentários podem obter benefícios dedicando algumas horas do tempo que lhes resta até o dia da prova para se exercitar. "Nos casos das pessoas que não são regularmente ativas o ideal é que façam uma caminhada e/ou alongamento, consideradas atividades de menor impacto, evitando assim que venham a se lesionar", explica.