Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
MÚSICA

Programa da Petrobras seleciona três festivais baianos

Festival de Jazz na Chapada, festival de música eletrônica em Salvador e festival de cinema na capital e em Cachoeira foram os contemplados

• 24/02/2013 às 16:50 • Atualizada em 02/09/2022 às 4:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O Festival de Jazz do Capão 2013, o Zona Mundi - Circuito Eletrônico de Som e Imagem e o IX Panorama Internacional Coisa de Cinema foram os três projetos baianos contemplados pela seleção pública do programa Petrobras Cultural 2012. De um total de 304 projetos inscritos, 32 foram selecionados, sendo 12 festivais de música e 20 de cinema. O Nordeste foi a região que teve mais projetos contemplados, onze no total, mesmo com o Sudeste tendo mais inscritos, 159, contra 63 nordestinos. A Bahia teve 19 projetos inscritos, sendo cinco de cinema e 14 de música.
O Festival de Jazz do Capão 2013 e o Zona Mundi - Circuito Eletrônico de Som e Imagem foram dois dos 12 festivais de música aprovados. O primeiro acontece no povoado do Capão, na Chapada Diamantina, durante dois dias, levando artistas de música instrumental brasileira para um público estimado em dez mil pessoas. Já o Zona Mundi é um festival de música eletrônica com foco nas convergências entre a música e outras linguagens artísticas. O projeto aprovado deve ser realizado durante quatro dias para um púbico de seis mil pessoas, em três espaços diferentes de Salvador: Teatro Vila Velha, Cine Solar Boa Vista e Museu de Arte Moderna.Apesar de ser o quinto estado com mais projetos inscritos em música, 14 no total, a Bahia foi o estado que mais teve projetos aprovados, ao lado de Pernambuco, com os dois projetos. Rio de Janeiro, com 44 inscritos, São Paulo com 28 e Minas Gerais com 25, só tiveram um festival contemplado.Cinema - Já Panorama Internacional Coisa de Cinema, que teve sua nona edição aprovada, foi um dos vinte projetos de cinema contemplados. O festival acontece em Salvador e Cachoeira e envolve Mostra competitiva de longas e curtas brasileiros; competição de curtas internacionais; Mostra competitiva de filmes baianos; Homenagem ao Cinema Marginal, com exibição de cópias restauradas; Mostra internacional de longas metragens com a presença de cineastas estrangeiros. Entre os festivais de cinema, a Bahia foi o sétimo estado com mais projetos inscritos, cinco no total, e foi o sexto com mais projetos aprovados, apenas um festival, ao lado de Maranhão Piauí, Sergipe, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, São Paulo e Acre. O Rio de Janeiro teve mais projetos inscritos, 27, e mais contemplados, três. Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina tiveram dois festivais aprovados cada.
Em oito edições, a Seleção Pública do Petrobras Cultural já destinou R$ 313 milhões e contemplou 1.319 projetos em todas as regiões do País. Já foram mais de 26 mil projetos inscritos.
De acordo com o blog da Petrobras, as comissões de análise técnica são formadas por profissionais que atuam diretamente nos setores da cultura contemplados pelo programa, incluindo realizadores, pesquisadores, jornalistas, críticos, curadores, acadêmicos, editores, entre outros. "A composição das comissões, renovada a cada ano, busca atender à maior diversidade possível de perfis para o julgamento dos projetos, que são selecionados por seu mérito qualitativo", explica post oficial.Confira a lista de projetos contemplados:
Música
33º Festival de Música de Londrina ... o festival de todas as músicas...
Festival de Jazz do Capão 2013
VIII Festival Se Rasgum
Festival Roque Pense! 2013
Bananada 2013
Semana da Música 2013
Festival Canavial 2013
Festival Quebramar - VI Edição
II Encontro Percussivo REC PE
Zona Mundi - Circuito Eletrônico de Som e Imagem
Festival Satélite 061 - 2013
5º Festival Choro Jazz
Cinema
CINE PE Festival do Audiovisual de 2013
Curta-Se 13 – Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe
Dia Internacional da Animação 2013
É Tudo Verdade -18º Festival Internacional de Documentários
FAM2013 – 17º Florianópolis Audiovisual Mercosul
Festival Internacional De Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema 2013
IV Festival Internacional de Audiovisual Pachamama
V Semana dos Realizadores
VI Janela Internacional de Cinema do Recife
8º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões
IX Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre
IX Panorama Internacional Coisa de Cinema
12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
13ª Goiânia Mostra Curtas
17º Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte - forumdoc.bh.2013
17ª Mostra de Cinema de Tiradentes
20° Vitória Cine Vídeo – 17º Mostra Competitiva Nacional 2013
36ª Festival Guarnicê de Cinema
41º Festival de Cinema de Gramado
46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música