Educação

Projeto 'Era uma vez... Brasil' leva estudantes brasileiros à Europa

A ação traz como tema a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

É aluno do oitavo ano da rede pública municipal de ensino em Salvador? Deseja fazer um intercâmbio? Então você não pode deixar de participar do ‘Era uma Vez... Brasil’, projeto de arte-educação que vai levar 100 estudantes para passar 10 dias em Lisboa – Portugal.A ação traz como tema a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes. Além de Salvador, alunos do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Novo Horizonte (SP) e Belo Jardim (PE) também vão participar do projeto.


As inscrições estarão abertas até o dia 30 de março, para estudantes das escolas parcerias indicadas pelas secretarias de Educação de cada cidade, e o regulamento disponível no site oficial . Além do propor a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, o programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre capoeira, teatro, música, história em quadrinhos (HQ) e audiovisual.


Lançamento


O ‘Era uma Vez... Brasil’ será lançado oficialmente no dia 4 de março e Salvador, primeira capital do Brasil, foi escolhida para a cerimônia em função da sua importância histórica. O lançamento nacional acontecerá na sede da Associação Comercial da Bahia – ACB, prédio datado de 1811, doado pelo próprio D. João VI e que abriga uma tela gigantesca, com mais de cinco metros de largura, de Cândido Portinari, retratando a chegada da família real à Bahia. O evento, para convidados, contará com a presença do escritor Laurentino Gomes que também participa de algumas atividades no projeto.


Etapas


As atividades da primeira etapa do projeto já estão em andamento com a capacitação do corpo docente. Até junho serão quatro encontros, de quatro horas cada, entre os professores e o coordenador educativo do projeto em cada cidade. Nesses encontros, os professores serão estimulados a incentivar os alunos propondo atividades de pesquisa, leitura e culturais, tendo como resultado a produção histórias em quadrinhos e vídeos de um minuto com a temática do projeto. Os cem estudantes que criarem as melhores HQs e vídeos vão para a segunda etapa.


Nessa fase, os adolescentes participam de um campus durante sete dias, em período integral, com oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, capoeira e HQs. As cem melhores tirinhas em quadrinhos produzidas por eles integrarão o livro Era uma vez... Brasil, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal. Essa etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final do projeto, a viagem a Portugal.