Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
EDUCAÇÃO

Prorrogadas as inscrições para a Bolsa Formação do Pronatec

Os profissionais selecionados irão atuar nos 126 cursos técnicos de nível médio e de qualificação na formação inicial e continuada

Redação iBahia • 26/06/2017 às 18:25 • Atualizada em 28/08/2022 às 5:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Acorda Cidade
Redação Acorda Cidade

Foram prorrogadas as inscrições para o processo seletivo interno de professores e capacitadores da rede estadual referente à Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O novo prazo estipulado pela Secretaria da Educação do Estado tem início nesta terça-feira (27) e prossegue até o próximo 3 de julho. Os profissionais selecionados irão atuar nos 126 cursos técnicos de nível médio e de qualificação na formação inicial e continuada.
Serão ofertadas 600 vagas nos Centros de Educação Profissional e unidades escolares da rede estadual, destinadas à formação de cadastro de reserva, exclusivamente, de professores efetivos do magistério público estadual e contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) que trabalham no Estado, bem como de ocupantes efetivos de cargos técnicos de qualquer Secretaria de Governo ou de outros órgãos públicos estaduais.
Para se inscrever, o interessado deve imprimir o formulário, que deverá ser enviado, devidamente preenchido, via Sedex, para o endereço da Secretaria da Educação do Estado: 5ª Avenida, 550 - Centro Administrativo da Bahia, Salvador - BA, 41745-004, sala 218-B. A seleção dos candidatos será feita por uma comissão designada através de portaria, formada por servidores da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica. Os profissionais selecionados cumprirão uma carga horária de, aproximadamente, 200 horas/aula por curso, incluindo a carga horária de estágio, sendo oito a dez disciplinas por curso, em média. A carga horária semanal é de 16 horas.
Disciplinas oferecidas – Dentre as disciplinas oferecidas pelos 126 cursos que serão ofertados na primeira etapa do Pronatec, três são comuns a todos: Mundo do Trabalho, Projeto de Vida e Empreendedorismo. Outros cursos serão oferecidos pela primeira vez, como Tratorista Agrícola e Georeferenciamento. Há ainda outras opções, como Língua Brasileira de Sinais, Horticultor Orgânico, Apicultura, Pescador profissional, Maquiador Cênico e Músico de Orquestra. Para a execução do programa e a oferta de cursos específicos, a Secretaria da Educação formou parcerias com a Bahia Pesca, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Voluntárias Sociais da Bahia.
O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio, afirma que esta ação visa consolidar parcerias já estabelecidas entre a Secretaria da Educação do Estado e as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Urbano, Saúde, Turismo, Cultura e Meio Ambiente na formação de competências nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. “A ideia é aproveitar as competências de outras Secretarias e órgãos do Estado em áreas como Indústria, Comércio, Turismo, Agricultura, Saúde, Cultura e Meio Ambiente, visando integrar as ações de formação profissional da Secretaria da Educação com a expertise de profissionais extensionistas, que atuam mais próximos ao mundo do trabalho, unindo teoria e vivência prática”.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação