Educação

Prova de idioma: cinco dicas para aumentar sua nota no Enem

Aproveite o tempo restante para revisar conteúdos e treinar resolução de questões

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Preparad@ para maratona de questões do Enem 2019? Você que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, nos dias 3 e 10 de novembro, ainda pode aproveitar o tempo restante para revisar conteúdos e treinar resolução de questões, principalmente para a parte de idioma da prova. 

O professor Amadeu Marques, que é autor do livro "Inglês para o Enem", separou algumas dicas para mandar bem na prova de inglês."Para um bom desempenho é importante que o candidato tenha tido, ao longo do ensino médio, uma boa prática de leitura, com domínio das estruturas básicas, de um vocabulário diversificado e esteja habituado a trabalhar com textos de vários gêneros, utilizando as estratégias de leitura mais importantes", explicou Amadeu. 

Foto: reprodução

Veja orientações de estratégia de leitura dos textos: 

 1- Para ser bem objetivo e ganhar tempo

Leia o enunciado de cada questão e as respectivas alternativas, antes da leitura do texto em inglês propriamente dito. Como o enunciado e as alternativas estão em português, o candidato ganha tempo, porque antes mesmo da leitura do texto, já sabe do que ele trata. 

2- Tente entender a mensagem do texto

Na primeira leitura do texto em inglês, usar a estratégia de skimming, na qual se busca apenas saber a essência do texto, a ideia geral, do que ele trata, e não de detalhes específicos. 

3- Faça uma segunda leitura

 Voltar ao texto e fazer uma leitura mais atenta, procurando a "topic sentence", a frase que contém a ideia principal.

4- Fique atento na primeira frase do texto 

Os textos do Enem, em geral, são curtos, de um parágrafo ou dois.  A "topic sentence" em que o autor resume a ideia principal do texto é geralmente a que abre o parágrafo.  O candidato deve focar no sentido da frase inicial de cada parágrafo para encontrar a topic sentence. Nos textos onde há título ou manchete, a "topic sentence" pode ser o próprio título ou manchete. 

5- Compare trechos do texto com as alternativas 

Uma vez encontrada a "topic sentence," é preciso encontrar a alternativa onde a mesma ideia está expressa, de forma explícita ou implícita. Essa alternativa é a resposta correta.