Não baixe a guarda

Quais são os riscos de contaminação através de embalagens? Veja o que é necessário fazer

Possibilidade de se contaminar através dos produtos passou a ser uma preocupação da população

Especial de Conteúdo

Oferecimento
Como o coronavírus é um vírus facilmente transmitido, a pandemia nos trouxe o alerta de que todo cuidado é necessário. Enquanto o risco de transmissão da doença segue latente no Brasil, as orientações precisam continuar a ser reforçadas e isto inclui o cuidado com as compras que vêm da rua para dentro de casa. 

A possibilidade de se contaminar através dos produtos passou a ser uma preocupação da população, no entanto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há, atualmente, nenhum caso confirmado de covid-19 transmitido por alimentos ou embalagem de alimentos.

Ainda de acordo com o órgão, o que é realmente necessário é lavar bem as mãos após manusear as embalagens dos alimentos e antes de comer, assim como utilizar álcool em gel antes de fazer as compras e lavar as mãos após retornar para casa.

Como higienizar corretamente

Mais importante do que higienizar as embalagens, é higienizar de maneira correta, para acabar não contaminando o alimento com álcool, por exemplo, ou não eliminando de maneira eficaz o possível vírus presente na embalagem.

Em relação a alimentos que virão a ser consumidos crus, a higienização deve existir independentemente do coronavírus. Um estudo feito pelo Centro de Pesquisa de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP) indicou que muita gente comete erros na hora de limpar os alimentos.

O vinagre, por exemplo, bastante utilizado para higienizar folhas, verduras e frutas, não tem efeito contra o vírus. O detergente até tem efeito, mas pode deixar resíduos nos alimentos. O ideal, segundo os especialistas, é utilizar a solução de água com hipoclorito de sódio, que inativa o vírus.

Essa mistura deve ser feita com uma colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água, deixando o alimento por 10 minutos. Antes disso, lave-os em água corrente. Depois do tempo na solução, volte o alimento para a água corrente e aguarde secar – ou utilize utensílios específicos para isso.

Embalagens

As embalagens rígidas, como latas, garrafas e potes, podem ser higienizadas com água e sabão, além da possibilidade de passar um pano umedecido com álcool 70%. 


Para as embalagens flexíveis, tanto o pano com álcool 70% como a solução clorada funcionam.

Pedidos delivery

Antes de receber o alimento, higienize as mãos e repita o processo depois também. Para higienizar as embalagens e a superfície que teve contato com a mesma, utilize álcool 70%. Evite ainda comer direto das embalagens, servindo nos recipientes habituais da casa.

Após a refeição, higienize todas as áreas expostas (mãos, punhos, rosto, etc.) e faça uso do álcool 70%.