Tecnologia

Quatro dicas simples para proteger seu celular dos curiosos de plantão

Você pode usar recursos, tanto em celulares Android como iOS, para proteger sua privacidade e a segurança dos seus dados

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Quer "blidar" seu celular dos curiosos de plantão? Você pode usar recursos, tanto em celulares Android como iOS, para proteger sua privacidade e a segurança dos seus dados. 

Confira quatro dicas simples, que vão além do "bloqueio de tela", para poder emprestar seu aparelho, se necessário, sem passar aperto. 

1- Oculte notificações 

Você pode evitar que notificações push apareçam na tela enquanto seu celular estiver bloqueado. Para isso, no caso de Android, vá no menu "configurações", selecione "notificações de apps" e desabilite notificações na tela de bloqueio. 

Já no iPhone vá em "ajustes", "notificações" e desative as pré-visualizações de notificações. Você pode escolher deixar as notificações aparecerem "sempre", "quando desbloqueado" ou "nunca". 


2- Ocultar fotos 

Para usuários de IPhones, a opção de ocultar fotos já faz parte das configurações do aparelho. É só selecionar a foto na galeria, rolar o menu que aparecer e clicar em "ocultar". 

No Android, é necessário baixar um aplicativo para bloquear com senha outros apps do celular. Uma opção é o Files, do Google, onde ao optar pela opção "Pasta Segura" o usuário consegue armazenar arquivos íntimos ou importantes e socilitar uma senha de acesso. 

3- Crie Senhas 

Em Android e iOS, alguns aplicativos permitem bloqueio por senha ou biometria, como é o caso do WhatsApp. Caso necessite de um app de bloqueio para o seu smartphone, uma opção é o "Bloqueio AppLock", que permite identificar todos os programas instalados no aparelho e escolher os que deseja bloquear usando um PIN de acesso. 

4- Oriente o acesso 

No iPhone, você pode selecionar o acesso guiado e permite que a pessoa use somente um aplicativo. Esse recurso é ótimo para quem precisa emprestar o celular para crianças jogar ou para alguém fazer ligação. 

Para o Android, a dica é criar um perfil de usuário convidado, em que é possível esconder seus arquivos e ter uma área de trabalho limpa como se o aparelho tivesse sido restaurado para os dados de fábrica. Clique em "configurações", "usuários" e selecione "convidado". Com base em informações do Techtudo.