Comportamento

Quer casar, mas o orçamento apertou? Veja 15 dicas para economizar na festa

É possível realizar a comemoração dos sonhos com muito planejamento, dedicação e com a ideia do que é realmente indispensável para o momento

Isadora Sodré (isadora.sodre@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Até chegar ao glorioso momento do ‘sim’ dos noivos, há um longo caminho pela frente e a sonhada festa de casamento pode esbarrar em um grande desafio: o orçamento apertado. Mas, calma: é possível realizar a comemoração dos sonhos com muito planejamento, dedicação e com a ideia do que é realmente indispensável para o momento.

Monique e Tarcizo fizeram a festa do casamento no salão de festas do prédio da irmã da noiva (Foto: Josega Coimbra)
Para Marina Novaes, blogueira de casamento do site Marina Novaes, o principal objetivo é definir quais são as prioridades e reduzir ao máximo o número de convidados. A escolha do espaço também pode ser um aliado na hora de economizar para fazer a comemoração caber no orçamento.

“Já vi muitos casamentos bonitos feitos em salões de festas de prédios, principalmente nos mais novos, onde há uma grande quantidade de mobília e um espaço para um maior número de convidados”.

Marina pontuou também que restaurantes e hotéis em Salvador também podem ser uma boa opção se for possível unir custo e benefício. “Na grande maioria das vezes, o pacote inclui o espaço, garçons e buffet. Os noivos precisam entrar apenas com os doces, o bolo e a decoração”, explicou a blogueira.

Segundo Marina, flores pesam bastante no preço da decoração e uma das alternativas é optar por uma vertente paisagista, com mais folhagens. Outra dica para baratear é fazer a celebração no período da manhã, já que se reduz a duração da festa e se economiza na iluminação cênica.

Marina também alerta que há coisas que não devem entrar na lista de custos que devem ser enxugados. “Fotografia é um serviço que não devem ser economizado: se a festa for simples, mas o fotógrafo for bom, tudo vai sair maravilhoso. Também não recomendo economizar em cabelo e maquiagem”, explicou.
 
O que é um orçamento apertado para quem tem amor e sorte?
Detalhes da decoração da festa de Monique e Tarcizo
Foto: (Josefa Coimbra)
Ao olhar para o ano de 2014, quando a fonoaudióloga Monique Vieira, 29 anos, e o servidor público Tarcizo Júnior, 28 anos, começaram a idealizar a festa de casamento, o cenário não era lá muito favorável: ela tinha acabado se formar e ele tinha como renda apenas o seguro-desemprego. Mas, ao que tudo indica, quando uma união precisa acontecer tudo se ajeita.

Com o orçamento apertado e um sonho nas mãos, o casal começou a procurar maneiras viáveis de realizaram o tão sonhado casamento. A primeira surpresa veio com a reserva da Igreja Santa Rosa de Lima, no Costa Azul, com um preço mais acessível justamente na data que eles queriam: dia 11 de julho de 2015.  Em seguida, veio o maior desafio do corte de custos: o espaço para a recepção dos convidados.

“Não tínhamos condições de fazer em espaço de festa e ficamos desnorteados. Na época, minha irmã tinha acabado de comprar um apartamento em Patamares, o salão de festa era novo e resolvemos fazer lá. No princípio, seria apenas uma recepção simples, mas as pessoas começaram a oferecer ajuda e a comemoração aumentou de tamanho”, contou Monique.
Mais detalhes da decoração do salão de festa (foto: Josefa Coimbra)
Além de contar com a ajuda da família e dos amigos mais próximos, os noivos também tiveram que colocar a mão na massa. “A caixa que entregamos com os convites para os padrinhos fomos nós mesmos que produzimos. Passamos o Carnaval todo fazendo isso”, relembrou aos risos.

Monique optou também por um vestido de noiva que já tinha sido alugado anteriormente (2º aluguel) e ficou à frente de diversas atividades em busca de uma festa mais barata. Pediu itens de decoração através da internet, foi até ao bairro da Capelinha para comprar picolés mais em conta, adquiriu as bebidas durante a Black Friday (e ela diz que valeu muito a pena) e agendou o ‘dia da noiva’ com um ano de antecedência.
O momento em que a noiva joga o buquê é um dos mais esperados da festa (foto: Josefa Coimbra)
E parece que a sorte olha mesmo para os noivos que se esforçam para realizaram um sonho: um mês antes do casamento acontecer, Tarcizo, que tinha feito concurso e tinha sido aprovado, foi convocado. “Incrível como uma coisa puxou a outra e acabamos ganhando várias coisas de pessoas que se apaixonavam por nossa história”, finalizou Monique.



Veja lista de atitudes que ajudam a economizar no casamento (feita em parceria com Marina Novaes)
1. Reduza ao máximo que conseguir o número de convidados; este é um dos itens que mais pesa no orçamento da festa
2. Programe-se: faça uma lista com todos os fornecedores e pese custo e benefício.
3. Procure escolher datas de baixa estação, nos meses de junho a agosto, por exemplo, pois os preços dos fornecedores caem.
4. Um convite virtual é uma alternativa para aqueles que não podem optar pela versão impressa. Mas é bom ficar atento e produzir uma arte para ser enviada e não apenas uma mensagem via Whatsapp, já que é a primeira impressão da festa.
5. Tanto igrejas quanto espaços de festas são mais baratos durante os dias de semana.
6. Um espaço de festa está com um preço salgado? Tente optar por restaurantes, hotéis ou o salão de festas de prédios (desde que estejam em boas condições)
7. Um casamento que é realizado no período da manhã, já que o tempo da festa diminui e pode se economizar na luz cênica.
8. Se a noiva está com disposição de economizar, ela pode optar por um vestido que já tenha sido alugado anteriormente (segundo o ou terceiro aluguel), pois sai muito mais em conta. Além disso, você pode esperar por liquidações que acontecem no fim do ano.
9. Banda em festa de casamento é extra e pode ser dispensado, mas é bom incluir no orçamento um som eletrônico.
10. O bolo de noiva pode ser apenas de dois andares, mais simples, o que já ajuda a diminuir o custo.
11. Quando for escolher os docinhos da festa, procure opções que não possuem frutas vermelhas ou nozes, pois isto encarece o produto.
12. Bebidas destiladas encarecem o buffet. Opte por cerveja, vinho, coquetéis e caipirinha.
13. Flores encarecem muito a decoração, opte por aquelas que prevalecem na estação e em um maior número de folhagens.
14. Veja tutoriais de coisas que você mesmo (a) pode fazer em casa: desde o convite até as lembrancinhas, tudo fica mais barato do que se fosse encomendado, mas, claro, dá muito mais trabalho.
15. Um bom fotógrafo (a) é indispensável, mas se o orçamento apertar, o serviço de filmagem pode ser cortado da lista.