Comportamento

Quer começar 2019 com o pé direito? Especialista dá 5 dicas para alcançar a prosperidade

De acordo com os ensinamentos da psicologia positiva, atitudes diárias valem mais do que "pular ondinhas"

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Você costuma fazer simpatias na virada do ano? De acordo  com Flora Victoria, embaixadora da psicologia positiva no Brasil e mestre pela Universidade da Pensilvânia, algumas atitudes diárias valem mais do que "pular ondinhas". A psicóloga elencou cinco dicas para ter um próspero ano novo. Confira:

Foto: divulgação
1- Estabeleça, planeje e organize metas

Faça uma lista de desejos e objetivos para 2019. Pense em cada item com comprometimento e consciência, faça projeções e defina metas detalhadas, concretas e viáveis.

2- Cuide da qualidade dos seus relacionamentos

Relacionamentos são todas as relações interpessoais que desenvolvemos diariamente em todas as esferas da vida. Trabalhar a qualidade destes relacionamentos é pensar em relações de troca no melhor sentido "ganha-ganha" e, muitas vezes, no sentido altruísta, quando as pessoas com quem nos relacionamos precisam mais de nós por alguma razão . Um indivíduo com uma boa rede de relacionamentos saudáveis tem grandes chances de viver com mais qualidade e bem-estar.

3- Aprenda a ver o estresse como algo positivo

O estresse é um momento de grande sobrecarga de energia para o indivíduo. Para recarregar as energias, respire fundo e tente focar em coisas que te ajudam a relaxar. Durante a noite ou pela manhã, tente escrever como se sente com relação ao ocorrido e o que poderia ter evitado o problema.

4- Conviva com as emoções de forma inteligente e produtiva

Para a psicologia positiva, a combinação de razão e emoção é o melhor caminho. A emoção é vista como algo inerente à condição humana e, por isso, não pode ser desconsiderada. Basta usa-la de forma consciente, a seu favor. Inclusive, resiliência – capacidade de voltar ao estado normal - é uma das competências mais valiosas que podemos adquirir nesta área.

5- Pratique diariamente a gratidão

 Para muitos, ser grato é algo óbvio. Para outros, algo bobo. Alguns, por sinal, nunca pararam para pensar sobre. Mas ser grato pelo que já temos e nos é valioso, independente da natureza, seja um filho, um livro, um amigo, um animal de estimação, tudo isso nos faz ter uma outra relação com o mundo ao redor, além dos aspectos biológicos.

  "No POEX, primeiro congresso de imersão na felicidade que aconteceu no Brasil, eles nos passaram uma técnica simples e bastante eficaz: as cartas da gratidão. Para nos habituarmos , devemos fazer cartas simples, no começo ou final do dia, por coisas que somos gratos. É impressionante como isso altera o mindset e gera, sem dúvidas, resultados concretos e prosperidade em diferentes áreas da vida", revela Marcelo Bueno, trainer e master coach da SBCoaching especializado em psicologia positiva.