Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Quer construir uma casa? Saiba como iniciar o projeto

Elaboração de um projeto envolve vários detalhes que vão desde a concepção da ideia até a contratação de profissionais

Redação iBahia • 15/08/2017 às 10:05 • Atualizada em 29/08/2022 às 7:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Construir o projeto de uma casa não é simples. Mas, todo o esforço despendido vale a pena para ver o seu sonho tomar forma. A elaboração de um projeto envolve vários detalhes que vão desde a concepção da ideia, o levantamento das necessidades da família até a contratação de profissionais para realizar a obra da casa.

Embora possa contar com a ajuda de engenheiros e arquitetos, é você quem vai habitar a residência, por isso é tão importante colocar suas demandas no papel e participar do projeto. Só assim a equipe irá entender seus anseios e você compreenderá os valores investidos, o avanço da obra e os resultados esperados.

Foto: Alphaville Urbanismo

Na fase de projeto é preciso aprofundar tópicos que farão toda a diferença no dia a dia da residência. Enumere o número de cômodos (quartos, suítes, salas), os itens da área de lazer que deseja ter (piscina, área gourmet, jardim), quantas vagas de garagem e por aí vai. O importante é mapear todas as necessidades de forma clara e objetiva.

Feito isso, comece a procurar terrenos para venda nos bairros que você gosta. É interessante também visitar algumas casas prontas que irão te ajudar a encontrar características e acabamentos que inspiram. Saber o que não lhe agrada é tão importante quanto entender o que vai te atender bem e trazer praticidade para a rotina diária.

Foto: Alphaville Urbanismo

PRÓXIMOS PASSOS

Para dar o pontapé inicial, você precisará levar em consideração alguns outros aspectos em consideração. Dentre eles temos:

• TERRENO

O terreno também entra no planejamento da casa, pois não dá para planejar um espaço sem saber as medidas dele, a topografia, as construções que existem ao lado, posição do sol, entre outras questões. É o terreno que irá determinar bastante coisa no projeto da sua casa. Por isso é tão importante que ele seja inserido como parte principal do planejamento.

• DOCUMENTAÇÃO

Depois de conhecer o seu terreno e colocar no papel o seu projeto, é chegada a hora de conseguir as licenças necessárias do seu terreno. Para evitar transtornos é preciso ir até a prefeitura da sua cidade e verificar quais os documentos necessários para erguer a casa. Normalmente a lista consiste em: matrícula do imóvel, certidão de ônus gerais, escritura (registrada em cartório) e certidão negativa de IPTU.

• AJUDA PROFISSIONAL

Um profissional te ajudará a transformar seu sonho em realidade / Foto: Alphaville Urbanismo

Em hipótese alguma deixe de contar com a ajuda de um arquiteto. Só ele é capacitado para entender seus desenhos e transformá-los em um projeto viável. O arquiteto levará em conta desde a melhor forma de aproveitar os espaços à funcionalidade da casa, que envolve: iluminação, ventilação e o conforto que irá precisar.

Também cabe ao arquiteto o levantamento de alguns documentos para a obra, como: alvará de construção e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que prova a ligação entre ele e a obra que irá realizar. Vale lembrar que a participação deste profissional também deverá constar em todo projeto elétrico, hidráulico, telhado e fachada.

• CUSTOS

Todo projeto, para ser planejado, precisa de um orçamento. Lembre-se de que o custo total da casa envolve a soma dos valores investidos no projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico, impostos, mão-de-obra, terreno e materiais.

Um dos maiores erros cometidos na hora de construir é não planejar os gastos. Como os profissionais do ramo de construção civil não trabalham com preços tabelados, muita gente costuma se perder nas contas. Para que isso não ocorra, o ideal é sempre fazer uma cotação que seja o mais próximo possível do valor final e separar uma reserva para os possíveis imprevistos.

Como iniciar o projeto da sua casa:

[youtube OOXNZTb1FFU]

Ficou interessado? No blog do Alphaville, você pode encontrar ainda mais informações sobre o assunto.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais