Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Quer sair do emprego? Saiba como preparar uma carta de demissão

Antes de qualquer coisa, é importante saber que a carta de demissão não é um meio para fazer desabafos ou críticas a superiores ou colegas

Redação iBahia • 24/09/2020 às 18:45 • Atualizada em 27/08/2022 às 14:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Antes de qualquer coisa, é importante saber que a carta de demissão não é um meio para fazer desabafos ou críticas a superiores ou colegas, e sim, exclusivamente, para anunciar a saída da empresa. Quanto mais você elaborar um modelo de carta de demissão simples, mais chances de sucesso.
Se seu desejo for fazer uma carta mais elaborada, ao invés de relatar conflitos durante o período na empresa, prefira redigir a carta de maneira positiva, relatando o lado bom da relação construída, apresentando aprendizados adquiridos e agradecendo pela oportunidade.
A ideia aqui é deixar as portas abertas, independentemente do desgaste pessoal que possa ter existido ou insatisfação com a empresa no momento. Escrever uma carta de demissão nestes moldes faz com que o retorno na organização, futuramente, não seja descartado.
O documento deve ter duas vias, uma para a empresa e outra para o profissional, com a possibilidade uma terceira cópia que, em alguns casos, pode ser direcionada para o sindicato.
Normalmente a carta é escrita a próprio punho, assim a empresa se resguarda da possibilidade do empregado alegar que foi coagido a pedir as contas. Após escrita, ela deve ser entregue ao departamento pessoal da empresa.
Veja, abaixo, um modelo de carta de demissão simples e objetiva.
À Empresa XPTO.
Prezados senhores,
Apresento, por meio desta carta, meu pedido de demissão do cargo em que ocupo nesta empresa.
Solicito, também, a dispensa do aviso prévio OU Informo, ainda, que cumprirei o aviso prévio a qual estou sujeito por lei.
São Paulo, (dia) de (mês) de (ano).
______ASSINATURA______
___NOME POR EXTENSO___
Esperamos que essas dicas de modelo de carta de demissão ajudem você nesse momento importante na carreira. E não se esqueça: tente reunir uma quantia em dinheiro para manter-se no possível período de disponibilidade no mercado e busque oportunidades de trabalho.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos