Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Recordista de votos, Neto faz festa no Subúrbio e no Rio Vermelho

Duas horas após as urnas confirmarem a reeleição, o prefeito seguiu direto para o Subúrbio

Redação iBahia • 03/10/2016 às 7:12 • Atualizada em 31/08/2022 às 18:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Duas horas após as urnas confirmarem a reeleição de ACM Neto (DEM) com 73,99% dos votos válidos, o melhor desempenho no primeiro turno em Salvador desde a redemocratização, o prefeito seguiu direto para o Subúrbio, cumprindo o mesmo ritual de 2012, quando venceu a disputa contra Nelson Pelegrino (PT). Veja também: Confirmação: os 43 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Salvador Logo ao chegar, fez coreografias, pegou o microfone, cantou o seu jingle de campanha ao lado do pagodeiro Márcio Victor, da banda Psirico e pediu para a multidão sair do chão. “Sou do gueto e gosto de festa com vocês”, comemorou, em cima de um trio estacionado em Periperi. Era o início de uma comemoração que só terminou no Largo da Mariquita, Rio Vermelho.

				
					Recordista de votos, Neto faz festa no Subúrbio e no Rio Vermelho
Reeleito com votação recorde no primeiro turno em Salvador, ACM Neto é seguido por uma multidão ao chegar para festa no Rio Vermelho (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)
O político não economizou emoção na festa da vitória. Além de dançar, atendeu o pedido de Márcio Victor e fez a conhecida pose de Usain Bolt, velocista jamaicano conhecido pela forma descontraída de comemorar. Com os céus do Subúrbio iluminado por fogos de artifício, Neto também chorou nos ombros do cantor, a quem chamou de “irmão”. “Quatro anos atrás, a gente comemorou aqui no Subúrbio, mas a gente não tinha vencido as eleições aqui. Hoje, eu posso dizer: sou o prefeito de Salvador, mas também sou o prefeito do Subúrbio”, afirmou, sob gritos do público que lotou a Praça Lions Club Internacional, na Suburbana, área antes conhecida por receber as comemorações de políticos de esquerda. No Subúrbio, ACM Neto ficou por 40 minutos. Na comitiva do democrata, estavam assessores, vereadores, secretários e ex-secretários, além da noiva, a publicitária Tatá Canhedo. Mas quem não desgrudou mesmo do prefeito foi o seu novo vice, Bruno Reis (PMDB). “Agora é hora de trabalhar”, afirmou o peemedebista, para quem o planejamento da nova gestão já começa hoje. Durante a festa, o prefeito e o grupo de aliados não deixaram de alfinetar a oposição, pela vitória com 982.246 votos, contra os 193.102 recebidos por Alice Portugal (PCdoB), segunda colocada. “E aí, é nós, depois de nós, é nós de novo”, cantou Márcio Victor. “Essa música tem tudo a ver com Neto, não sobrou nada para os inimigos”, emendou o cantor. O terceiro lugar na disputa, Pastor Sargento Isidório (PDT), foi escolhido por 114. 291 eleitores. Os demais adversários não ultrapassaram os 20 mil votos. Já no Rio Vermelho, Neto cantou com a banda Avenida Sete para um público menor, mas animado com bandeiras e adesivos da campanha. “Não perdi a oportunidade de ver ele (o prefeito). Acho que o resultado é fruto do que o povo viu”, disse a dona de casa Célia dos Santos, 35 anos, moradora do Nordeste de Amaralina. Nos dois eventos, o democrata evitou discursos e entrevistas. Em breve conversa com a imprensa, afirmou que sabe a responsabilidade conferida a ele pelas urnas. Panorama A eleição em Salvador também mudou o perfil da Câmara de Vereadores, que obteve renovação de 35%, 15 dos 43 parlamentares. Parte deles, além de completos desconhecidos na política local, ainda conquistaram lugar nos campeões de voto. A disputa também mudou o tabuleiro do poder na Bahia. A oposição ampliou espaço nos maiores colégios eleitorais do interior. No resto do Brasil, só oito capitais tiveram prefeitos eleitos no primeiro turno. A surpresa foi São Paulo. Para ler a cobertura completa, é só virar a página.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador