#todosjuntos

Rede de apoio: Saiba como fazer doações para ajudar na crise do coronavírus

Listamos aqui instituições e coletivos que estão arrecadando fundos e itens de primeira necessidade

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Em meio a crise causada pela pandemia do Coronavírus, a solidariedade é ainda mais necessária. Mas muita gente não sabe ainda como ajudar instituições que buscam recursos para a área de saúde, por exemplo, ou coletivos que investem forças para minimizar o impacto em comunidades.

Para aumentar essa rede de apoio, listamos aqui instituições e coletivos que estão arrecadando fundos e itens de primeira necessidade. Confira:

Fundo Emergencial de Saúde

Na última segunda-feira (23), foi criado o Fundo Emergencial de Saúde - instituído por três entidades. Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), Movimento Bem Maior e BSocial para  para captar doações por meio da plataforma.

Os beneficiários do fundo são a Fiocruz, Hospital das Clínicas de São Paulo, Santa Casa de São Paulo e ONG Comunitas, que atua em causas públicas. O valor arrecado será revestido na compra de equipamentos hospitalares e para UTIs, em testes para dianóstico da COVID-19 e materiais de proteção para médicos e enfermeiros.  Para doar, acesse o site bsocial.com.br/causa

ONG Comunitas

A ONG Comunitas conseguiu, na última segunda-feira (23), bater a meta de R$ 23 milhões para comprar cerca 345 respiradores para hospitais públicos de São Paulo. A mobilização contou com o apoio de de grandes empresários e cidadãos comuns que fizeram doações como pessoas físicas e aderiram à causa de fortalecer o SUS com aporte também de investimentos privados.

A ideia da ONG é arrecadar também para hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Para ajudar, é possível acessar a campanha via WhatsApp e redes sociais através desse link.

G10 Favelas

O grupo reúne líderes de favelas brasileiras e lançou uma camapznha virtual para comprar itens de higiene e mantimentos para os profissionais informais das favelas que ficarão sem trabalho por conta do coronavírus. Para doar, acesse o site esolidar.com.

NA BAHIA
Sociedade Irmãos Solidários (SIS)

Na comunidade do São Bartolomeu, em Salvador, a SIS desenvolve trabalhos de educação e cidadania com famílias em situação de vulnerabilidade da região. Durante a crise do coronavírus, a instituição está pedindo a doações de itens de higiene e materiais de limpeza. O endereço para doação é rua São Bartolomeu, nº 1256E, São João do Cabrito/Suburbana. Telefone: 71 9975-4333.

Corra para o Abraço

O programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS) está arrecadando itens de higiene pessoal para pessoas em situação de rua. Para doar presencialmente, os endereços são rua da Mouraria, número 53, Nazaré; Sede do Corra pro Abraço, Ladeira da Independência, 247, Nazaré; rua Curva do Vinicius, qd 09, lote 13, Itapuã.

Há opção tem de doação em dinheiro via conta bancária: Banco do Brasil - Agência: 3457-6 | Conta: 71280-9 | Titular: Comunidade Cidadania e Vida. Mais informações: corraproabraco@gmail.com.

Mosteiro de São Bento e Igreja de Nossa Senhora da Graça

Reforçando a solidariedade e o cuidado com o outro, itens necessários para o asseio e melhor precaução contra a COVID-19 estão sendo recolhidos pela Igreja da Graça e pelo Mosteiro de São Bento para serem doados aos moradores em situação de rua da capital baiana. A equipe que lidera a campanha “Gesto Solidário” tem à frente a oblata Irmã Benta e conta também com o auxílio voluntário da médica reumatologista Dra Silvana Souza.   

As doações, que estavam sendo recebidas nos dois pontos de coleta, foram concentradas, a partir desta semana, apenas no Mosteiro de São Bento para evitar fluxo de pessoas e voluntários em locais diferentes, respeitando as medidas preventivas da Covid 19. Estão sendo solicitados os seguintes itens: água; álcool gel; sabonetes em barra ou líquidos; lenços de papel; papel toalha e papel higiênico.

As doações poderão ser entregues de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, no Mosteiro de São Bento, localizado no Largo de São Bento – Avenida Sete de Setembro.