Mundo

Relacionamento a três causa polêmica na Suécia; trio tem cinco filhos

Linda, Erik e Hampus vivem juntos desde 2012. Relacionamento gerou debates sobre conceito de família no país

Da Redação (redacao@portalibahia.com.br)
Mesmo sendo um dos países mais progressistas do mundo, a Suécia tem estranhado o relacionamento a três de Linda, Erik e Hampus, o que tem gerado diversos debates sobre o conceito tradicional de família, o mesmo que vem ocorrendo no Brasil.

"Somos a família de oito pessoas: mamãe, papai, papai e cinco filhos. Vivemos em um relacionamento de três adultos, no qual os três se amam", explicou Linda em um programa de televisão. Ela e o marido, Erik Fridland viviam juntos havia 15 anos, quando em 2012 conheceram Hampus Engström e se apaixonaram.

Com os quatro filhos do casal e mais a filha de Hampus, que estava prestes a se separar da mulher, todos foram viver juntos em Strömsund, no norte da Suécia. "A família formada por um homem, sua esposa e seus filhos ainda é o conceito predominante. Mas, hoje em dia, as pessoas estão mais abertas ao fato de que existem outras formas de se viver", disse Linda, que conta em um blog como é experiência de viver a três.
Linda, Erik e Hampus vivem juntos desde 2012. Relacionamento gerou debates sobre conceito de família no país
A Suécia, que tem aceitado já há alguns anos as famílias formadas por casais homossexuais, e foi o primeiro país a legalizar a homossexualidade, em 1944, porém, ainda vê a poligamia como um tabu.

"O que parece incomodar mais as pessoas é o fato de ser uma relação entre uma mulher e dois homens, e não o contrário. É como se pensassem 'ela não se contenta com um só'. Mas é um equívoco. Não sou eu que tenho dois maridos. Somos nós três que temos dois cônjuges", afirmou Linda durante uma entrevista ao jornal Aftonbladet.

Os três afirmam terem conversado com os filhos e que eles agiram com naturalidade. "Crianças não têm preconceitos. Elas são abertas a diferentes formas de viver", disse Hampus, que divide as responsabilidades entre os cinco filhos com  Linda, Erik e Hampus.

A reação dos familiares, porém, foi menos animadora. Os pais de Erik romperam relações com ele. "Acho que sentem vergonha", disse.Matéria original: Correio 24h
Relacionamento a três causa polêmica na Suécia; trio tem cinco filhos