Tecnologia

Robotino multitarefa é referência para alunos de Engenharia

O dispositivo, que ajudará nas pesquisas e experimentos dos alunos, é o primeiro a ser adquirido na Bahia

Rafele Rego (rafaele.rego@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Um Robotino, que desempenha tarefas de reconhecimento de objetos por cor e tamanho, exploração de ambientes e comunicação em rede sem fio, foi adquirido para atender de forma interdisciplinar  alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, de Produção, Computação e Mecatrônica da Faculdade Área 1.


O robô de fabricação alemã funciona de forma autônoma a partir de uma programação específica. O coordenador do curso de Engenharia da Computação da Área 1, Lázaro Silva, explica que o aparelho ajudará nas pesquisas e experimentos dos alunos. “O dispositivo facilita os estudos de processamento de imagem, linguagem de programação, automação, robótica, controle de processos e comunicações móveis sem fio”.


Com tecnologia similar utilizada no Spirit, robô que realizou a primeira expedição de exploração ao planeta Marte, o Robotino é o primeiro a ser adquirido na Bahia e já está respondendo às expectativas. Lázaro conta que os primeiros testes com o multitarefa foram realizados com sucesso. “O robô foi controlado pelo laptop, através de comunicação sem fio e respondeu a todos os comandos. Avistamos pela webcam o ambiente onde ele estava e todas as respostas aos nossos direcionamentos foram positivas”.


Outros estudos e experimentos com o aparelho também já estão sendo planejados. “Existem estudos na área de comunicação corporativa no qual o robô pode comandar outros dispositivos ou até mesmo outro robô no desempenho de determinada tarefa, similar ao que ocorre com os robôs que realizam trabalhos de exploração em águas profundas em Engenharia de Petróleo e Gás”, explica o coordenador.