Eleições 2018

Sabatinas começam nesta terça-feira (04); Rui Costa desiste de participar

Cinco dos seis candidatos que disputam o mais alto cargo da administração estadual confirmaram presença

Redação Correio 24h

Os últimos retoques já foram dados. As sabatinas iBahia/CORREIO com cinco dos seis candidatos ao governo da Bahia começam nesta terça-feira (4) às 11h. Até a próxima quinta-feira,  Zé Ronaldo (DEM), Marcos Mendes (Psol), João Santana (MDB), Célia Sacramento (Rede) e João Henrique (PRTB) vão apresentar e explicar as suas propostas para o eleitor baiano. O candidato Rui Costa (PT), que havia aceitado o convite para a sabatina, através da sua assessoria, informou ontem que não vai participar do evento.

Foto: Divulgação
A segunda-feira foi marcada pela finalização dos últimos detalhes para os encontros, que serão abertos às 11h com o candidato Zé Ronaldo. Na quarta-feira, às 11h, será a vez de Marcos Mendes e às 13h, João Santana. Na quinta-feira, 6, último dia de sabatina, Célia Sacramento fará a sua participação às 11h e João Henrique, às 13h.

Os candidatos serão sabatinados pelos jornalistas Donaldson Gomes, editor de Política e Economia do CORREIO, e Maíra Azevedo, a influenciadora digital que criou a personagem Tia Má, que atualmente conta com 182 mil seguidores no Instagram e 465 mil no Facebook.

Juntos, o CORREIO e o iBahia acumulam uma audiência média mensal superior a 52 milhões de visualizações de páginas e 8,1 milhões de usuários.

O trabalho de  preparação para a realização do  evento foi iniciada no dia 8 de agosto, logo após a conclusão das convenções partidárias para a escolha dos candidatos que estão na disputa pelo governo baiano. No estúdio da Bahia Vídeo,  onde serão realizadas as sabatinas, o dia foi dedicado à preparação final do espaço.

Durante o dia, foram recebidas as perguntas que serão feitas pelos candidatos aos seus adversários, de acordo com o sorteio realizado na última quinta-feira. Zé Ronaldo deveria responder a um questionamento feito por Rui Costa, que não foi enviado. Rui, por sua vez, deveria responder à questão encaminhada por Marcos Mendes. Este deverá responder à pergunta encaminhada por Célia Sacramento, que responderá questionamento de Zé Ronaldo. Os candidatos João Santana e João Henrique responderão perguntas entre si.

Conforme as regras apresentadas para os assessores dos candidatos na última quinta-feira, as perguntas encaminhadas por especialistas em áreas da administração pública sob a responsabilidade do próximo governador e de representantes da sociedade civil foram registradas em cartório.

As 36 perguntas foram guardadas em duas urnas – uma para os especialistas e outra para os representantes da sociedade. Cada candidato deverá responder três perguntas de especialistas e outras três de representantes da sociedade, no segundo e no terceiro blocos das sabatinas. No primeiro bloco, serão feitas perguntas que permitam ao candidato se apresentar ao eleitor. E no quarto bloco, os eleitores terão a oportunidade de interagir diretamente com os candidatos. Para isso, devem encaminhar suas questões nas páginas do  iBahia e do CORREIO no Facebook.

O diretor de jornalismo e mídias digitais do CORREIO, Roberto Gazzi, destacou a importância da participação dos cinco candidatos que confirmaram a presença nas sabatinas. “A gente tem que agradecer a presença de todos os que confirmaram presença, porque acho que vai ser algo muito interessante para a conscientização dos eleitores baianos para as propostas e ideias que eles têm para o futuro da Bahia, neste momento que é tão importante”, ressaltou.  


Em relação à ausência do candidato Rui Costa, o diretor do CORREIO lamentou. “É um desrespeito ao eleitor, ao cidadão baiano e à própria democracia. É uma atitude não republicana e bem lamentável”, avaliou. Para Gazzi, foi uma pena que o candidato tenha optado por deixar de utilizar o espaço disponibilizado.

Através de uma nota, encaminhada ontem às 17h30, o candidato petista justificou a ausência na sabatina dele, que estava prevista para hoje às 13h: “A assessoria de comunicação do candidato à reeleição Rui Costa informa que o mesmo não poderá participar da sabatina desta terça-feira, dia 4, por questões de agenda e de gravação dos programas eleitorais”.

Conforme consta nas regras da sabatina e em respeito à audiência, bem como aos demais candidatos, as perguntas previstas para serem feitas a Rui Costa serão lidas pelos dois apresentadores durante 15 minutos. Neste período, será mostrada a cadeira que seria utilizada pelo candidato vazia