Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Saiba a melhor forma de usar espelhos na decoração

Arquiteto Renan Altera explica que o item ajuda a refletir, ampliar e agregar beleza ao décor

Redação iBahia • 12/03/2021 às 15:06 • Atualizada em 27/08/2022 às 4:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Quer um 'plus' na decoração? Os espelhos são grandes aliados. Eles são itens versáteis que, além da funcionalidade original, também complementam a decoração e garantem amplitude visual aos espaços. O arquiteto Renan Altera, à frente do escritório Altera Arquitetura, traz dicas para ajudar a compor ambientes utilizando o item que nunca sai da moda. Confira:

Foto: Photons Fotografia / Henrique Ribeiro⠀

“O espelho é uma peça muito utilizada e presente no dia a dia das pessoas. Todos gostamos de verificar nossa imagem diante dele, mas nos projetos também sua importância na questão estética, como na funcionalidade na decoração”, afirma. Entre outros fins, a peça pode ser estrategicamente usada para disfarçar alguns elementos de obra inevitáveis, como colunas posicionadas em locais que atrapalham a visibilidade de um ambiente.

Espelhos e seus formatos

Tradicional espelho liso; espelho bisotado – com acabamento das bordas cortadas em ângulo –; moldura slim; redondos; quadrados; com iluminação frontal estilo camarim; formas orgânicas; natural; prata e fumê, entre outros modelos. “Gosto muito das peças com assinatura de design, como o Adnet. Sobretudo, os espelhos sem forma definida, com angulações não tradicionais têm ganhado protagonismo nos projetos de interiores”, detalha o arquiteto.

Foto: Photons Fotografia/ Henrique Ribeiro⠀
O espelho em cada cômodo da casa

- Sala de jantar: ideal para quem quer ampliar o ambiente ou integrar com outros espaços. O arquiteto orienta que é preciso escolher um modelo que 'converse' com o estilo decorativo e ter cuidado com as dimensões escolhidas.

- Dormitório: amplia o cômodo e ainda ajuda na rotina do morador, é recomendado a especificação de um espelho alto, que permita a visualização da cabeça aos pés.

Caso o projeto não ofereça uma parede para sua instalação, é possível considerar um espaço na marcenaria, como sua colocação em armários, desde que sejam empregadas ferragens reforçadas.

- Cozinha: é possível apostar em portas espelhadas em marcenaria, ou algum acabamento espelhado como vidro reflecta. “Mesmo não tão comum, ele pode ser favorável acima da bancada da pia, entre o frontão e o armário superior, e auxiliar em cozinhas que compõem ambiente integrados. Assim, quem está preparando receitas pode interagir com os convidados na sala de estar, por exemplo”, detalha Renan.

Foto: Photons Fotografia / Henrique Ribeiro⠀

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração