Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Saiba como escolher corretamente os calçados infantis

Calçados de má qualidade ou que não possuem um desenho próprio para os pés infantis podem causar uma série de problemas, como dores, cortes, bolhas e calos

Redação iBahia • 24/09/2017 às 14:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 14:48 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O cuidado com os pés deve começar desde o nascimento dos bebês. É a partir do início da vida que o suporte responsável por sustentar todo o corpo precisa ter seu desenvolvimento adequado, evitando dessa forma problemas variados que podem se refletir até a fase adulta. Por isso, a escolha adequada do calçado infantil é tão importante e deve ir além da beleza.
Respeitando o desenvolvimento do pé infantil
Os músculos, os ligamentos e os ossos dos pés permanecem em constante transformação durante toda a infância e adolescência, até que se alcance a idade adulta. Na fase pós nascimento o bebê tem seus pés formados por cartilagens, bem delicadas e flexíveis, e essa estrutura vai sofrendo modificações diárias. Com o passar do tempo, as cartilagens vão se enrijecendo, e os ossos que virão a dar sustentação ao pé passam a ser formados e fortalecidos. Esse processo é denominado ossificação, atravessa toda a infância e se estabiliza na adolescência.
Por esse motivo é tão importante se atentar à qualidade dos calçados e também aos cuidados nos momentos em que a criança não está calçada. Todo esse contexto permite um crescimento saudável dos pés e, consequentemente, das pernas, coluna e outras partes do corpo.
Escolhendo o melhor calçadoO melhor calçado não é necessariamente o mais caro da loja, ao passo que produtos mais em conta nem sempre serão os mais desconfortáveis. No entanto, vale observar a qualidade do material empregado e como ele se adequa ao pé. Dependendo da idade, a criança não consegue dizer com clareza se o sapato está machucando ou se está grande demais forçando a musculatura da perna durante as passadas, por exemplo.
Calçados de má qualidade ou que não possuem um desenho próprio para os pés infantis podem causar uma série de problemas, como dores, cortes, bolhas e calos. Além disso, podem influenciar no desenvolvimento da curvatura.
Para o bebê os sapatinhos precisam ser muito flexíveis, sem apertar. Ao longo da infância, o calçado precisa ter estofamento no calcanhar e serem feitos em tecido macio e que permita a livre transpiração do pé. Os solados precisam ser antiderrapantes para evitar torções ou quedas. Calçados firmes nos pés - como o tênis infantil feminino ou masculino, botinhas, sapatos fechados e sandálias de tiras largas - são as melhores opções de modelos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento