Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Saiba como espantar o desânimo da segunda-feira

Especialistas recomendam meditação e pequenas gratificações ao longo da semana

Redação iBahia • 26/11/2018 às 10:13 • Atualizada em 29/08/2022 às 11:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Que a segunda-feira é um dia melancólico, isso muita gente sente na pele. Não à toa, há quem a considere, praticamente, um sinônimo de desânimo. Uma rápida pesquisa na internet com o termo "segunda-feira" mostra memes com caras emburradas, pessoas bocejando e frases de lamentações. Essa atmosfera de desalento tem explicação.
— A primeira ideia que nos vem sobre segunda-feira é que vamos ter que nos enquadrar nas responsabilidades, tarefas e horários, deixando o lazer, o convívio familiar, o ócio criativo, os encontros, os amigos, o poder relaxar sem hora...Daí a má vontade — esclarece Eliane Cotrim Levcovitz, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ).
A fim de evitar a carga de apatia do primeiro dia útil da semana, há quem aposte em diferentes estratégias. A professora de inglês Fernanda Fernandes toma um banho morno, uma xícara de café bem forte e ouve a canção "don't worry, be happy" (não se preocupe, seja feliz). Para a estudante de turismo Luana Prates, de 23 anos, uma música bem agitada resolve tudo.
Há nove anos, quando precisou se preparar para um processo seletivo, o plano do atual empreendedor André Meisler, de 33, incluía acordar às 4h de segunda à sexta-feira, para ler dois jornais inteiros e correr na praia. A preparação durou três meses, mas o costume perdura até hoje.
— Criei um hábito altamente positivo, que fez, desde então, que as segundas fossem os dias mais esperados da semana. Mantenho até hoje a ansiedade semanal pela leitura fidedigna e construtiva que se inicia todas as segundas-feiras de manhã e só me deixa quando o fim de semana começa — relata André.
Já Rony Meisler, irmão de André, é CEO da marca Reserva, e instituiu o "Segunda vem que tem", um evento que distribui "deliciosas guloseimas" para os funcionários às segundas-feiras.
— Certa vez, eu li que as segunda-feiras possuem uma enorme recorrência de infartos, pois as pessoas odeiam seus trabalhos. Tive a sorte de descobrir muito cedo a minha vocação profissional e, por isso, as minhas segundas-feiras sempre foram ótimas — explica Rony.
Para quem ainda não encontrou a melhor técnica para enfrentar o desânimo, o especialista em mindfulness Vitor Friary sugere a meditação. Ele explica que, no domingo, a mente já começa a ter pensamentos ansiosos acerca do dia seguinte. E, segundo ele, a prática ensina as pessoas a tomarem consciência de quando elas começam a se preocupar demais com o futuro. Uma vez cientes disso, elas podem trazer de volta o foco para o momento presente, reduzindo os impactos negativos no humor.
— Isso pode ser exercitado com a meditação, que centra a atenção na respiração. A respiração é um instrumento dessa atenção no presente. É como se estivesse me desprendendo dessa mente preocupada, do excesso de trabalho mental, e prestando atenção apenas à respiração. Uns três minutos por dia já fazem diferença.
A professora de meditação e ioga Valéria Guiso gosta de trabalhar com as afirmações positivas. Ela acredita que aquilo que cada um afirma se reflete no dia a dia. A instrutora orienta que, no domingo, as pessoas devem verbalizar e pensar na segunda-feira como um dia que será animado, exitoso e cujas dificuldades serão vencidas com vigor. E ensina uma técnica de meditação.
— Pra pessoa ter uma boa noite de sono, se refazer e acordar bem na manhã seguinte: deite-se confortavelmente, observe sua respiração, feche seus olhos se preferir e vá relaxando. Faça respirações profundas, pra desacelerar e ir acalmando. Vá sentindo seu corpo, relaxe os pés e as pernas. Visualize uma luz branca de proteção em torno do corpo. Isso vai ajudar a ter um sono reparador e tranquilo. Quando acordar, o primeiro pensamento deve ser de agradecimento pelo dia que está começando — orienta Valéria.
Segundo Vitor Friary, outra alternativa é criar ânimo para o trabalho, começando a lembrar de coisas boas presentes no ambiente profissional, sejam amizades, sejam acontecimentos que inspirem alegria.
— Comece a acessar o lado da gratidão. Isso nos torna conscientes daquilo que ativa a paixão pelo nosso trabalho — analisa o especialista.
Se não há nada que gere satisfação quando o assunto é profissão, José Daniel Mendes, professor de psicologia da Faculdade de Medicina de Petrópolis, defende que o princípio básico é a pessoa se perguntar se gosta do que faz. Para ele, quando se tem apreço pelo trabalho, o impacto da segunda-feira é menor. Outra questão que influencia é o ambiente de trabalho.
— Há quem não consiga a profissão que gostaria. Ainda assim, pode tirar prazer do trabalho quando estão em um ambiente relacional saudável. Uma maneira de tornar isso possível é mostrando-se receptivo ao outro. Se, ainda assim, você constatar que não está feliz, deve pensar em fazer outras coisas. Sempre há alternativa. As oportunidades podem não ser para a próxima segunda, mas para daqui a um mês, seis meses, um ano... Você nunca está totalmente preso a uma relação ou a um trabalho — opina José Daniel.
Quando percebeu que passava quase seis horas por dia se deslocando em transporte público, Angélica do Nascimento, de 29 anos, decidiu abandonar o emprego em uma imobiliária, e passou a empreender na área de gastronomia. Vai fazer um ano que ela fornece os Crepes Quero+ para festas.
— Antes de sair, eu já estava pesquisando, porque sempre quis empreender. Hoje, tenho mais tempo para minha família. Com um nível de estresse menor, minha saúde mental melhorou. E quando você trabalha por conta própria, todo dia é dia. Então, a segunda-feira é só mais um. Eu tenho aquela obrigatoriedade de trabalhar, mas tenho como me planejar da maneira mais conveniente — conta Angélica.
Se você chegou até aqui e ainda está morrendo de ansiedade pelo fim de semana, preste atenção à orientação da psicóloga Lina Rosa, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho:
— A pessoa que está nessa deve fazer um diagnóstico de como está sendo a semana para ela querer tanto o sábado e o domingo. É falta dos amigos? Mas será que não há um dia em que possa combinar com eles um happy hour durante a semana? Você pode fazer pequenas coisas ao longo da semana. Será que não vale estender a hora do almoço para fazer uma massagem e sair um pouco mais tarde do trabalho? Você deve se permitir pequenas gratificações ao longo dos dias, para não ficar com essa coisa de que só no fim de semana você se diverte.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias