Comportamento

Saiba como evitar exageros na alimentação durante as festas de fim de ano

Os abusos cometidos no período de festas podem prejudicar todo o esforço para manter a saúde do corpo em equilíbrio no restante do ano

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Natal e Ano Novo, férias de verão e carnaval.  As comemorações entre dezembro e março não podem virar desculpa para você deixar de seguir hábitos saudáveis. Os abusos cometidos no período de festas podem prejudicar todo o esforço para manter a saúde do corpo em equilíbrio no restante do ano.

A boa notícia é que mesmo para quem acabou exagerando há maneiras de tentar reverter a situação. “Logo depois das festas é importante começar um processo de detox cortando o consumo de carne vermelha, leite e derivados, glúten, cafeína e álcool da dieta”, lista Maria Fernanda Cortez, nutricionista da nutri&consult, consultoria da Boali, a maior rede de alimentação saudável do País. A nutricionista ainda lembra que depois das festas é importante continuar com hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada cheia de verduras, legumes, proteínas magras e carboidratos integrais.

Segundo Maria Fernanda, o mais comum nessa época é exagerar nas quantidades. “Comer mais de um tipo de proteína, como peixe, peru e tender, misturar vários carboidratos, como arroz, farofa e bolo, ou exagerar no doce e na bebida alcoólica estão entre os pecados mais cometidos”, ressalta a nutricionista.

Ela ainda lembra que é importante manter a rotina saudável antes e depois das festas para não atrapalhar todas as conquistas ao longo do ano. “Quem quiser se presentear com algo durante as comemorações pode tomar uma taça de vinho no jantar. Além disso, é importante fazer refeições balanceadas com bastante salada, duas fatias de proteína, três colheres de sopa de carboidrato e, preferencialmente, uma fruta como sobremesa”, explica.

Para limpar o organismo dos excessos cometidos, a Boali sugere combinar a Salada Vegetariana, preparada com Mix Brasil (cenoura, beterraba, brócolis, tomate, castanha do Pará, granola e azeite), caponata, quinoa e granola salgada, com o suco Super Verde Detox, que traz uma refrescante combinação de limão, abacaxi, pepino, couve, hortelã e gengibre.

Outras delícias como estas podem ser encontradas no cardápio de verão da rede, que traz a sinalização de quais alimentos são detox e os benefícios de consumi-los, ajudando assim os consumidores a fazerem a escolha certa do prato e a renovarem as energias para o ano novo que está só começando.