Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Saiba como organizar as finanças para não passar 2019 no vermelho

Economista dá dicas de planejamento de gastos e ensina a lidar com dívidas

Redação iBahia • 02/01/2019 às 13:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 15:15 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Um novo ano traz consigo um extenso leque de gastos já programados, outros que surgem ao longo dos meses, além da possibilidade do enfrentamento de dívidas. Sendo assim, planejar as finanças com antecedência é o melhor caminho para organizar-se nesse aspecto da vida. Quem garante é o professor de Finanças Gilberto Braga, do Ibmec e da Fundação Dom Cabral.
Segundo o especialista, a primeira medida a ser tomada é a elaboração de uma lista de despesas anual, separada por meses. Esse material deve contabilizar gastos fixos como custos de casa própria ou aluguel, escola dos filhos, alimentação e outros itens obrigatórios. Estimativas de gastos em eventos como o carnaval, aniversários e férias também têm sua inclusão recomendada.
(Foto: Reprodução)
"Isso te dá uma ideia de quanto é possível poupar, de planos como trocar carro, comprar casas e fazer viagens, que normalmente não estão dentro do orçamento de manutenção regular", explica. A orientação é, após o levantamento de custos anual, acompanhá-lo mensalmente de forma detalhada, verificar os gastos do mês anterior de forma analítica e utilizar os dados para orçar o mês seguinte.
Dívidas e redução de padrão financeiro têm soluções
Se 2018 não foi um grande ano em aspectos monetários e trouxe dívidas ou provocou uma repentina redução no padrão de vida, não há motivos para desespero. O economista explica que o principal caminho para se livrar das dívidas é a concentração. A ideia é transferir os valores devidos para apenas uma instituição financeira.
"Hoje, existe no mercado de empréstimos bancários o que eles chamam de portabilidade, você tem a opção de transferir a dívida do banco A pro banco B", recomenda. Outra alternativa é pagar todas as dívidas com um grande empréstimo de apenas uma instituição.
"A outra opção, que é mais interessante, é tentar ir no banco onde você tem o melhor relacionamento, apresentar a lista de dívidas, solicitar um empréstimo grande e ficar devendo apenas àquele banco".
Já se o problema é a diminuição do padrão de vida, a dica é simples: apertar os cintos. Gastos como os de comer fora de casa e sair em todos os fins de semana devem ser cortados ou reduzidos e deve haver economia em despesas domésticas como luz, água, gás de cozinha e outras.
O especialista também aconselha sobre a comunicação da situação aos filhos, se este for o caso. A recomendação é reunir a família e abrir o jogo sobre a situação financeira, evitando malabarismos para manter o padrão de vida dos mais jovens.
"Você só adia a solução do problema e quando resolve encará-lo, ele já é muito maior", resume ele.
Realizar sonhos envolve força de vontade
Se um dos objetivos for realizar sonhos como uma grande aquisição ou uma viagem, Braga aconselha a disciplina acima de tudo. Para o economista, esse sonho só pode ser realizado, independente da quantia destinada mensalmente ao mesmo, com força de vontade e foco no objetivo, sem ceder à tentação das compras impulsivas.
"Se você tem a intenção mas não traça como um plano, você entra em um shopping, vê uma liquidação e é uma oportunidade que você não perde. Já quando é um objetivo, você vê a promoção e só compra se não comprometer esse objetivo", finaliza.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil