Comportamento

Saiba como proteger seu pet durante as comemorações de fim de ano

Miucha Furtado, médica veterinária, separou algumas orientações para evitar problemas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Tem pets em casa? Se sim, você precisa redobrar os cuidados com os bichinhos durante os festejos de final de ano. A decoração de ambientes, o cardápio das ceias e até a queima de fogos do ano novo podem representar riscos. 

Para te ajudar a manter os cães e gatos protegidos, a Miucha Furtado, médica veterinária e sócia da Clínica AMA Pets, separou algumas orientações. Confira: 


Decoração: escolha as guirlandas e outros enfeites grandes que possam ficar pendurados em portas e paredes ou em cima de prateleiras. Se você tem um gato, será muito complicado manter uma árvore de Natal, porque eles mantêm o hábito de escalar objetos.

Ceia: as frutas, guloseimas, bebidas alcoólicas e pratos tradicionais, como o peru, só devem ser experimentados pela família. Caso o pet coma alguma desses alimentos, ele pode apresentar vômito, diarreia e outros sinais clínicos. Além disso, tem alimentos da ceia que são tóxicos para os bichinhos, como uva passas. 

Para quem quer incluir o pet no momento da comilança, é possível comprar alimentos apropriados, como panetone pet. 

Queima de fogos: o barulho de fogos de artifício deixa os pets estressados. No momento da queima de fogos, não o deixe próximo a lugares com janela, sacadas de apartamentos e varandas, pois eles podem se jogar desses lugares. Uma consulta com um médico veterinário de sua confiança pode te ajudar com técnicas e medicações durante esse período.