Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Saiba como recuperar toalhas ásperas e manter as novas macias

Quando as peças ficam com um toque como de “lixa”, é possível que o processo de lavagem não esteja sendo tão eficiente

Redação iBahia • 17/08/2021 às 13:30 • Atualizada em 29/08/2022 às 23:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Bastam poucas lavagens para que a maciez das toalhas de banho novas dê lugar à sensação áspera, o que não necessariamente está relacionado à qualidade do tecido. Quando as peças ficam com um toque como de “lixa”, é possível que o processo de lavagem não esteja sendo tão eficiente. No entanto, dá para recuperar os fios da toalha em casa e com passos simples e também manter as novas com o toque macio. Veja as dicas abaixo:
Evite amaciante e excesso de sabão em pó
Mesmo que a peça fique “dura”, o ideal é não utilizar amaciante. Isso porque o uso do produto além do recomendado destrói as fibras do tecido e cria uma camada impermeável, que deixa a toalha áspera. Aliás, as mais felpudas nem precisam de amaciante, pois são feitas com um material que não amassa. O mesmo vale para sabão em pó.
Lave separadamente
Ao lavar as toalhas sem misturá-las com outras roupas, não será preciso se preocupar em abrir mão do amaciante e de uma grande quantidade de sabão em pó. Além disso, lavar separadamente evita que zíperes e outros detalhes fiquem presos nos fios da toalha e estraguem o material. Ao mesmo tempo, não se deve lotar a máquina com toalhas, pois elas precisam de espaço para bater.
Não as deixe de molho
Além de não interferir na maciez, essa etapa ainda facilita que o tecido fique com cheiro ruim. Isso ainda pode impactar no passo seguinte: para resolver o mau cheiro, a tendência é adicionar mais sabão, o que acaba selando as fibras da toalha. Fazer a higienização de uma vez é mais eficaz.
Lave com água quente e enxágue com água fria
A temperatura da água também ajuda a manter a toalha macia. Lavá-las com água quente, se sua máquina tiver essa função, faz as fibras amolecerem. Já na hora de enxaguar, a fria é a mais indicada, já que essas mesmas fibras retraem e evitam a formação de bolinhas que deixam o material áspero.
Deixe secar completamente e não empilhe na hora de guardar
O ideal é, se possível, usar a secadora ao fim da lavagem. Já em relação à centrífuga, evite que ela bata muito. Quando a toalha já estiver seca, é recomendado dobrar em partes iguais até que ela caiba em pé na gaveta. Isso porque o peso das peças, quando empilhadas, também prejudica a fibra.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração