Comportamento

Saiba como ter mais chances de ser contratado após fim do estágio

É recomendado que os candidatos a um cargo fixo, criem uma rede de relacionamentos grande com os colegas

Agência O Globo

Se destacar na empresa onde trabalha para ter mais chance de ser efetivado é o sonho de praticamente todos os estagiários. Colocar-se de prontidão e disponível para desempenhar atividades solicitadas, ter maturidade para assumir compromissos e trabalhar bem em equipe. São esses alguns dos atributos mais valorizados pelos recrutadores na hora de escolher quem será contratado. É o que diz a Consultora de Recursos Humanos Dilza Taranto Pereira.

De acordo com ela, as organizações valorizam, ainda, estagiários que estão sempre em estado de prontidão, que aceitam desafios e demonstrem conhecimento técnico para a função.

— O estagiário deve evitar usar redes sociais, a não ser que sejam essenciais ao desenvolvimento do trabalho e permitidas por seu superior hierárquico. Deve evitar também conversas informais durante o expediente. Além disso, um erro recorrente dos estudantes é considerar o estágio como uma exigência legal, uma obrigação. Com esse pensamento, o jovem desperdiçará um tempo precioso de sua vida profissional, uma vez que, enquanto aprende a teoria em sala de aula, tem a oportunidade de vê-la aplicada na organização.

Para o período de estágio, a consultora também recomenda que o os candidatos a um cargo fixo, criem uma rede de relacionamentos grande com os colegas, sendo esta ação, um dos principais meios para conseguir uma contratação.

— É importante construir uma imagem profissional positiva durante o período de estágio. Aceitar desafios e não se acomodar. Cuidar da linguagem quando se dirigir ao chefe é essencial, uma vez que estão em ambiente de trabalho. E para finalizar, pergunte. Não tenha vergonha, afinal, este é um período de aprendizagem.