Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Saiba como usar aplicativos de paquera com segurança

Apps oferecem ferramentas, como compartilhar localização com amigos. Especialistas indicam como identificar fraudadores

Redação iBahia • 10/06/2019 às 12:32 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
às vésperas do Dia dos Namorados , especialistas ressaltam a importância de adotar medidas como essa para ter segurança na hora de encontrar ao vivo pretendentes da internet. E o Tinder e o Facebook Dating , dois dos mais populares aplicativos de paquera , listam os cuidados para manter a segurança virtual e, também, física, dos usuários.
Cuidados necessários
  • Converse muito antes do encontro
  • Mantenha suas conversas dentro da plataforma e aproveite para realmente conhecer seu possível par antes de conhecer pessoalmente.
Marque encontros em locais públicos
  • Ao se encontrar pela primeira vez com alguém, escolha um local público — nunca um lugar isolado ou remoto, e nunca em sua casa ou na casa dele(a). Se o seu match o pressionar ou você não se sentir confortável, vá embora imediatamente.
Informe amigos e familiares
  • Conte para algum amigo ou familiar sobre o seu encontro e para onde está indo.
  • Certifique-se de ter celular carregado e com você o tempo todo. O Facebook Dating oferece a opção de compartilhar detalhes de um encontro e/ou a localização em tempo real para que as pessoas mantenham seus amigos e familiares atualizados sobre seus planos. O usuário tem total controle se deseja utilizar esta função e com quem.
Tenha como ir e voltar do encontro
  • Certifique-se que você tenha como ir e voltar do local combinado por conta própria caso as coisas não estejam indo bem no encontro. Não fique dependente do seu parceiro.
Mantenha-se sóbrio
  • O consumo de álcool e outras drogas pode prejudicar seu julgamento e potencialmente colocá-lo em perigo.
Cuidado com fraudes
  • Estelionatários usam esses aplicativos para tentar atrair vítimas para seus golpes. Com contas falsas, eles usam a conversa para seduzir e convencer a vítimas a realizar compras e pagamentos ou enviar dinheiro.
Sinais comuns de fraudadores
  • Quer sair imediatamente do aplicativo de paquera para conversas por e-mail ou outros aplicativos de mensagens;
  • Diz estar apaixonado muito rapidamente para seduzir as vítimas;
  • Planeja encontros, mas sempre apresenta uma desculpa para cancelá-los.
Quais informações compartilhar?
  • Na busca por um parceiro, a autopromoção faz parte do jogo para atrair a atenção dos pretendentes, mas é preciso tomar cuidado com as informações publicadas nos perfis e compartilhadas com os crushes.
  • No Dating, os únicos dados obrigatórios são primeiro nome e idade — conectados com o Facebook —, cidade e foto de perfil. Todo o resto é informado (ou não) pelos usuários.
  • A plataforma recomenda que os usuários não divulguem sobrenome, informações financeiras, e-mail, endereço, número de telefone, local de trabalho ou qualquer outra informação de identificação pessoal, tanto no perfil como nas conversas.
  • Cuidado com fotografias que possam expôr essas informações.
  • O Tinder pede que usuários estejam atentos com as conversas. Nunca forneça informações bancárias, envie dinheiro ou faça transações financeiras. Caso alguém faça alguma requisição do tipo, denuncie imediatamente para a plataforma.
No Facebook Dating
O Facebook Dating destaca que os perfis publicados no aplicativo de paquera estão conectados a contas no Facebook, importando automaticamente o primeiro nome e a idade, que não podem ser alterados. E para evitar constrangimentos, a plataforma oferece a opção de ver apenas pessoas sem amigos em comum. No chat, é permitido apenas textos, para evitar o compartilhamento indevido de links e imagens.
No Tinder
Já o Tinder destaca algumas restrições presentes nos termos de uso visando à segurança dos usuários, como a proibição de pedir dinheiro ou doações, solicitar fotografias, enviar mensagens com conteúdo ofensivo ou assédio, registrar de perfis falsos, de uso por menores de idade e de utilização da plataforma para spam e propagandas.
“Sabemos que cada um é sempre o melhor juiz de sua própria segurança, mas compartilhamos que é importante ter algumas informações”, afirmou o Tinder, justificando a divulgação das dicas.
Fora da rede
A analista comportamental Mariza Baumbach também aponta medidas que podem ajudar a se precaver dos perfis falsos. Uma delas é conversar pelo telefone antes de encontrar pessoalmente — por ligação, não só por mensagens.
— Conversar pelo telefone antes de encontrar pessoalmente é uma excelente forma de conhecer um pouco mais — afirmou a especialista, que dá outras dicas: — É importante pesquisar a pessoa em várias redes sociais e no próprio Google. Esse é o famoso stalkear (perseguir) para descobrir quem é que você encontrar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias