Fertilidade

Saiba o que é o ácido fólico, algo de grande importância à saúde do bebê

Saiba o que é o ácido fólico, algo de importância à saúde do bebê

Especial de Conteúdo
- Atualizada em


Os folatos, ou ácido fólico, são formas diferentes da vitamina B (especificamente a vitamina B9), que podem ser ingeridas através de muitas verduras e frutas. Os folatos são importantes para o desenvolvimento do embrião e formação do tubo neural do feto.

O desafio de hoje é tomar ácido fólico, algo de extrema importância para a saúde do futuro bebê. A recomendação da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia é que a mulher consuma 400 microgramas por dia de ácido fólico durante pelo menos um mês antes de engravidar. Esta recomendação vai além de aumentar o consumo de alimentos com este nutriente, reforçando a necessidade da ingestão de suplementos vitamínicos para garantir a dose necessária no organismo da futura mãe.


Se você ainda não fez a sua revisão ginecológica de planejamento da gravidez, marque já com o seu ginecologista e aproveite para perguntar sobre a importância do ácido fólico e pedir a receita para este suplemento.

Homem também precisa de ácido fólico!

A mulher precisa tomar ácido fólico para ajudar na formação do bebê, mas além disso, esse nutriente possui propriedades antianêmicas e preserva o sistema imunológico. Também previne doenças cardiovasculares e reduz a possibilidade de desenvolver câncer de cólon, útero e mama.

E como nosso assunto aqui é preparar-se para uma gravidez e nascimento de um bebê saudável, é importante saber que a vitamina B9 também é importante para o homem, pois ajuda a prevenir alterações cromossômicas nos espermatozoides. As alterações cromossômicas nos espermatozoides podem gerar problemas na formação do embrião, aumentando o risco de abortos espontâneos, falhas de implantação e nascimento de bebê com síndromes cromossômicas, como a Síndrome de Down.

Alimentos ricos em ácido fólico

Os alimentos ricos em ácido fólico são as verduras de cor verde escura (espinafre, escarola, rúcula, acelga), frutas e frutos secos (abacate, melão, manga, kiwi, morango, laranja e castanhas), mas lembre-se da importância de tomar os suplementos na dosagem recomendada pelos especialistas.

Acompanhe os desafios do programa #querosermãe e inscreva-se para ser informada dos próximos desafios.