Batida de carro pode acontecer em uma via rápida, em uma viagem e até perto de casa. Por isso, os motoristas precisam ficar preparados para qualquer situação. O diretor do Porto Seguro Auto, Jaime Soares, listou quatro coisas para fazer após uma colisão.
Em casos de acidentes leves, sem vítimas, tente conduzir seu automóvel para um lugar mais seguro da via, de preferência o acostamento. “Muitas vezes, o segurado acredita que só será ressarcido se ele acionar a seguradora no local exato do acidente. O que não é verdade”, explicou Jaime Soares.
Caso não seja possível retirar o veículo da via, saia do veículo e sinalize o acidente com o triângulo a 30 metros da traseira do veículo.
2 – Acione o Samu, Polícia e Seguradora/Corretor
Em casos de acidente com vítimas ou transtornos com terceiros, é importante que o Samu seja o primeiro acionado e, também, a polícia para conduzir a situação. Os segurados também devem acionar a seguradora para acertar todos os trâmites.
3 – Guincho
O motorista deve aguardar o guincho sem fazer nenhuma alteração nos danos causados pela colisão. O guincho vai prestar todo o suporte ao segurado, tirar fotos para registrar o ocorrido e encaminhar o veículo para vistoria e análise do sinistro.
4 – Abertura de Aviso de Sinistro
Após tomar todas as providências inicias para resolver a situação, a pessoa deve abrir um aviso de sinistro na seguradora. Em situações de colisão, o ideal é que a pessoa tenha contratado cobertura de Acidentes Pessoais de Passageiros e cobertura RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativa Veicular) para os casos de sinistro.
A cobertura de Acidentes Pessoais de Passageiros
paga indenização aos passageiros e ao motorista, ou aos seus beneficiários, caso eles sofram lesão corporal. A indenização também serve em situação de fatalidade em um acidente de trânsito.
Já o RCF-V, que é mais conhecida como cobertura de danos à terceiros, garante o reembolso de um valor a ser pago por conta de danos causados a outras pessoas envolvidas no acidente, sejam eles materiais ou pessoais.
Saiba o que fazer em caso de colisão no trânsito
O ideal é manter a calma e seguir o passo a passo pós-batida
Tags:
Colisão de trânsito, Dicas, Motorista, Trânsito, Carros