Economia

Saiba onde buscar auxílio gratuito para fazer o Imposto de Renda

Faculdades oferecem serviço a partir desta semana

Gil Santos, do Correio 24 horas (gilvan.santos@redebahia.com.br)

Quem tem dúvidas sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda vai poder contar com uma ajuda extra. Além da Receita Federal, algumas universidades e faculdades de Salvador oferecem atendimento de orientação gratuito.

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) informou que o serviço será oferecido pelo colegiado do curso de Ciências Contábeis do Campus I, em Salvador, entre os dias 9 e 14 de abril. O horário dos atendimentos ainda não foi definido.

(Foto: Divulgação)

Na Unijorge, a orientação será realizada entre os dias 16 e 20 de abril, em todos os campi. No campus Comércio, os atendimentos serão realizados nos dias 16 a 17 de abril, das 13h30 às 17h. No campus Tancredo Neves, entre os dias 18 a 20, das 13h30 às 17h.  No campus Paralela entre os dias 16 a 20, das 14h às 18h.

Na Unifacs, o atendimento será realizado no Shopping Piedade, entre os dias 15 de março a 15 de abril, de segunda a sexta-feira. A distribuição de senhas será realizada das 9h às 12h, e o atendimento a partir das 13h30.

A Estácio fará o atendimento, das 17 às 21h, no Campus Gilberto Gil, em abril. A data ainda será definida.  

A Faculdade DeVry | Ruy Barbosa vai oferecer atendimento entre os dias 16 e 20 de abril. O atendimento será na sala 1 do térreo da DeVry | ÁREA1. Os horários ainda não foram divulgados.

A Unime informou que também fará os atendimentos nas unidades de Salvador, Lauro de Freitas e Itabuna, mas disse que as datas e os horários ainda não foram definidos. A Dom Pedro II também está definindo os dias para atendimento.

A Receita Federal na Bahia informou que vai oferecer atendimento gratuito para orientar os contribuintes, mas os dias e horários também não foram definidos.

O economista e educador financeiro Edisio Freire recomenda atenção na hora de declarar para evitar erros que levem à malha fina. 

Ele orienta os contribuintes a reunirem os documentos que serão usados na declaração o quanto antes. Com a documentação em mãos, é mais fácil identificar os possíveis enganos na hora de apresentar a declação e assim evitar cair na malha fina da Receita.

Documentos necessários

– Informes de rendimentos de instituições financeiras, inclusive corretora de valores

– Resumo mensal  do livro caixa com memória de cálculo do carnê-leão; DARFs de carnê-leão

– Dados da conta   bancária para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado

– Cópia da última  declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (completa) entregue

– Recibos  de pagamentos ou informe de rendimento de plano ou seguro saúde

– Comprovantes  de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora com a indicação do aluno)

– Comprovante  de pagamento de Previdência Social e previdência privada (com CNPJ da empresa emissora)

– Comprovantes de  rendimentos de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadoria, pensão etc ou de outras fontes de receitas no período