Fertilidade

Saiba por que é importante diferenciar a fome da ansiedade para o bem da sua fertilidade

Fugir das tentações da gula e ter uma alimentação saudável ajudam no desejo da mulher ser mãe

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Um brigadeiro aqui, um acarajé ali, estas pequenas e tentadoras bombas de calorias são uma ameaça maior do que você pode imaginar. O índice de massa corporal (IMC) está totalmente relacionado com a fertilidade e complicações durante a gravidez. O IMC quando está muito alto ou muito baixo pode afetar a fertilidade.

De 30% a 40% das mulheres com obesidade enfrentam dificuldades para engravidar, além disso, nos tratamentos de reprodução humana, a quantidade de medicação está diretamente relacionada com o peso, portanto quanto mais baixo o IMC, menos medicação será necessária para estimular os ovários. Estudos revelam que com a perda de 5% do peso atual é possível aumentar as chances de gravidez e resultados dos tratamentos.

Foto: Reprodução/ EBC

Você está dentro do IMC ideal?
O IMC ideal está entre 18,5 e 25. Para calcular o IMC você pode procurar alguma das muitas calculadoras disponíveis na internet ou dividir o peso pela altura ao quadrado. IMC= P(peso)/A²(altura).

Sua dieta não pode ser muito estrita!
Se você precisa reduzir o índice de massa corpórea, não fique sem comer, principalmente porque você já percebeu pelos desafios anteriores que apresentamos, que os nutrientes são essenciais para o equilíbrio da sua fertilidade, portanto, dietas muito estritas não são recomendáveis. O que vamos eliminar é somente aquilo que não aporta nutrientes e prejudica sua saúde!

Este desafio é ainda mais difícil para quem sofre com a ansiedade. Para combater essa vontade compulsiva de comer, ter incorporado na sua vida os desafios anteriores deste programa vai ajudar muito.

Você consegue diferenciar a fome da vontade de comer?
O desafio começa por identificar a fome. Cada vez que tiver vontade de comer você deve se perguntar se realmente está com fome, e também será preciso algumas estratégias para distrair o estômago e os nervos, atividades que acalmam, beber água e comer frutas.

Um sacrifício hoje para uma recompensa sem comparação
Sua motivação é a melhor que existe: o desejo de ser mãe. Foi este sonho que te deu forças para chegar até aqui e será com o pensamento no seu bebê nos braços que você não irá sentir falta de nada que pode ser um obstáculo entre você e o seu sonho. Além disso, dentro do IMC ideal, você irá reduzir o risco de complicações durante a gravidez, como por exemplo a hipertensão.

Acompanhe os desafios do programa #querosermãe e inscreva-se para ser informada dos próximos desafios.