Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Salvador ganha seu primeiro totem de regadores para árvores e plantas

• 29/04/2016 às 7:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

vemmeregar-ecod.jpg
Equipes da Prefeitura ensinaram técnicas de jardinagem e plantio aos jardineiros voluntários que participaram da atividade
Fotos: Marcelo Gandra/Secis

Uma estrutura de madeira, com diversos regadores pendurados, prontos para serem cheios d’água e usados, gratuitamente, por qualquer pessoa interessada em contribuir com a rega das árvores e flores de uma praça. O equipamento batizado de "Totem Vem Me Regar" é o primeiro instalado em Salvador e fica disponível para uso irrestrito dos cidadãos.

O Totem Vem Me Regar foi apresentado aos frequentadores da Praça Belo Horizonte, no bairro da Pituba, na quarta-feira, 27 de abril, onde também foram plantadas 35 árvores nativas da Mata Atlântica. A ação, que é promovida pela Escola Municipal de Jardinagem Itinerante, visa transformar as praças e áreas verdes de Salvador por meio da participação de comunidades, envolvendo crianças, comerciantes, idosos e escolas.

Os locais públicos considerados aptos para o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica poderão receber a iniciativa da Escola de Jardinagem

“O objetivo é envolvermos cada vez mais o cidadão a cuidar dos espaços verdes da cidade. É importante que eles acreditem e reflitam que a Prefeitura desenvolve um trabalho de plantio no município, mas que sem o engajamento das pessoas na atividade esse trabalho acaba, muitas vezes, se perdendo”, destacou André Fraga, secretário municipal da Cidade Sustentável.

Nesse dia, equipes da Prefeitura ensinaram técnicas de jardinagem e plantio aos jardineiros voluntários que participaram da atividade. Além de aprenderem como manejar a terra e plantar uma muda de árvore, eles passaram a conhecer espécies como Pau-Brasil, Oiti, Ipê rosa e Aroeira, todas nativas da Mata Atlântica.

Escola de Jardinagem Itinerante
Este ano, o projeto Escola Municipal de Jardinagem Itinerante já plantou nos três primeiros meses de 2016 mais de 1,3 mil mudas de árvores em 60 locais diferentes do município.

Os locais públicos considerados aptos para o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica poderão receber a iniciativa da Escola de Jardinagem. A medida não é válida para terrenos de risco, como encostas ou aqueles onde haja grande movimentação de veículos pesados. É necessário também o envolvimento direto da comunidade com o projeto.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade