Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

São Desidério, terra de muitas manifestações culturais

A cidade possui a maior festa primitiva do país, a puxada do mastro

• 21/09/2014 às 12:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 20:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
São Desidério desponta no cenário baiano como novo destino ecoturístico por ser um dos mais belos refúgios ecológicos do Brasil. Com trilhas, paredões rochosos, rios, cachoeiras, grutas e cavernas, esse município oferece boas opções também para o turismo de aventura. Além disso, o São João em São Desidério se consagrou como uma das melhores festas da região.
A festa de São João do Sítio Grande, povoado distante 15 km da sede do município, também reúne muito mais do que apresentação de quadrilhas, barracas com comidas e bebidas típicas da época e forró. Durante os três dias de festa, sempre antecipada da data oficial do santo (24/06), mais de 18 mil pessoas participam de eventos paralelos realizados pela prefeitura.
No dia 06 de janeiro acontece o Terno de Reis: auto popular natalino que comemora a visita dos três reis magos ao menino Jesus, com apresentação de danças dramatizadas, como o Terno de Reis e a Chula. Os foliões fazem paradas em casas previamente escolhidas, para cantorias, em troca de comida e bebida.
Em São Desidério, a maior festa primitiva do país, a Pegada do Mastro, parte integrante da Festa do Divino, faz a alegria de nativos e visitantes. Nesse dia, os homens da cidade vão buscar mastros para hastearem as bandeiras de Nossa Senhora Aparecida e do Divino Imperador. Tambores rústicos e gaitas feitas de taboca dão o tom quando os reiseiros executam canções centenárias, misturando latim ao português, e os foliões se põem a sambar, numa coreografia tribal.
Atrativos: São Desidério
• Parque Municipal da Lagoa Azul
Unidade de Conservação Ambiental onde são encontrados vários atrativos naturais. Uma trilha leva ao mirante da Lagoa Azul, onde é possível contemplar, 30 metros abaixo, um espelho de águas calmas cercado por paredões rochosos. O silêncio e a natureza intocada tornam o cenário único, de beleza indescritível.
• Gruta do Catão
Alguns metros adiante da Lagoa Azul, duas colunas de rochas com mais de 10 metros de altura compõem o Portal dessa gruta. Formada por rochas calcárias como se fossem escamas, a Gruta do Catão tem um visual diferente.
• Grutas das Pedras Brilhantes
Na Gruta das Pedras Brilhantes, as rochas parecem ter sido lustradas e muitas delas registram a passagem de povos ancestrais com pinturas rupestres. No local é possível fazer um passeio de bote pelo rio.
O sumidouro do rio surge numa fenda, formando um poço e, logo adiante, uma corredeira que termina em um lago esverdeado. Em intervalos de cinco minutos, as águas sobem e descem em grande velocidade, fazendo um desnível de 50 centímetros. A explicação para este fenômeno misterioso - que desafia estudiosos - é um "sifão" natural existente por dentro da rocha.
• Gruta do Buraco do Inferno
Depois da descida pelo Buraco do Inferno, uma pequena escada conduz os visitantes ao interior de uma gruta. Chegando lá, a visão é deslumbrante. O maior lago subterrâneo do Brasil espera os turistas para um passeio de bote. No percurso é possível contemplar um rico conjunto de estalactites e estalagmites que brotam das rochas.
• Rafting no Rio das Fêmeas
O Rio das Fêmeas possui corredeiras de classes 4 e 5 e está entre os melhores do país para a prática do rafting. A paisagem do cerrado, repleta de buritis, emoldura as margens e torna o passeio ainda mais inesquecível.
• Rapel e Tirolesa no Paredão do Deus Me Livre
O Paredão do Deus Me livre está localizado no distrito de Sítio do Rio Grande, a 14 km da sede do município. Com altura superior a 40 metros e com um rio de águas doces e refrescantes logo abaixo, é um convite para a prática do rapel e da tirolesa.
• Festa da Paz
Comemoração antecipada ao dia da padroeira do município, Nossa Senhora Aparecida, a Festa da Paz é um dos maiores eventos culturais do oeste da Bahia. O evento consiste em três dias de apresentações musicais com artistas regionais e também com grandes nomes da música brasileira.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais