Comportamento

Se organize: veja cinco dicas para planejar a lista de supermercado

Pequenos hábitos se tornam essenciais para comprar somente o necessário

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Você se organiza bem antes de ir ao mercado? Para evitar gastos desnecessários, é importante adotar hábitos que ajudam a colocar na lista somente o que sua casa realmente precisa, além de ajudar a dinamizar seu tempo no local.

A Fortaleza, marca de massas, biscoitos e torradas da M. Dias Branco, separou cinco dicas simples, mas que fazem uma boa diferença na hora de sair para as compras.

  1. Defina uma lista de compras. Antes de sair de casa, dê uma boa olhada na despensa e na geladeira para comprar apenas o necessário. Depois, faça uma lista dos itens que faltam. É importante não pular essa etapa, pois contar apenas com a memória pode ser arriscado.
  2. Organize os alimentos da lista por setores. Separe os alimentos de acordo com o armazenamento. Por exemplo: itens de despensa (farinha de trigo, arroz, feijão, macarrão, óleo); itens resfriados (carne, peixe, frango); itens de geladeira (ovos, laticínios, margarina); hortifruti (verduras, legumes, frutas) e itens de limpeza. Assim, você não precisa dar voltas dentro do supermercado.
  3. Pesquise preços. Dê uma olhada nos panfletos dos supermercados e nos comerciais na televisão, pois a maioria tem um “Dia da Oferta”. Procure acompanhar qual é o dia do mercado próximo da sua casa para aproveitar as promoções, principalmente de itens que são mais utilizados, como farinha de trigo, arroz, feijão e óleo.
  4. Invista na versatilidade. Alimentos básicos, como farinha de trigo, óleo e ovos são muito versáteis, pois rendem receitas doces e salgadas. É possível preparar bolos, tortas e panquecas, que vão bem no café da manhã, nos lanches intermediários e nas refeições principais. Vale lembrar que são alimentos in natura ou pouco processados, os mais recomendados para pratos saudáveis.
  5. Vá ao supermercado após uma refeição. Ir ao supermercado com fome pode dificultar o interesse restrito aos itens que estavam planejados na lista. Fazer as compras após uma refeição é uma maneira de evitar as compras por impulso de supérfluos (especialmente guloseimas) ou quantidades desnecessárias.