Educação

SEC e Rede ENEM oferecem curso preparatório gratuito para estudantes

Estudantes podem ter acesso aos simulados, videoaulas, apostilas, entre outros

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

A Secretaria do Estado da Bahia (SEC) lançou nesta quinta-feira (26) uma parceria com a Rede ENEM Serviços de Internet para ofertar curso gratuito de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os estudantes podem acesso o curso através do site cursoenemgratuito.com.br/bahia.

 

A parceria prevê a disponibilização gratuita de conteúdos educacionais para o ENEM, tais como videoaulas; simulados; apostilas; modelos de redação nota 1000; acesso ao guia de profissões dos portais Rede ENEM, Web Curso ENEM Gratuito e Blog do ENEM; cards de conteúdos do ENEM para serem publicados nas redes sociais da SEC; proficiência no ENEM por componente curricular da rede estadual de ensino e escolas privadas; e participação de professores da Rede ENEM nos aulões de revisão do Projeto ENEM 100%, nos municípios do Estado ou virtuais. 

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância da parceria. "O secretário Jerônimo tem promovido muito o encontro do setor público com o setor privado, movimento social e sindical, pela sua experiência de discutir a educação em uma perspectiva do território, pensando que é necessário neste momento, particularmente, juntar todos os esforços possíveis para que nós possamos elevar a escolaridade e as oportunidades educacionais para o povo da Bahia".  

O professor e sócio administrador da Rede ENEM, João Vianney, explicou as principais características do ambiente virtual. "O acesso é muito simples. Basta entrar na página do curso e fazer a escolha do melhor plano de estudos. Temos o Intensivo ENEM Gratuito, para quem tem pouco tempo disponível. O foco do intensivo são os conteúdos que mais caem nas provas. Os estudantes também podem optar pelo Plano Extensivo, que tem a revisão de todo o conteúdo do Ensino Médio ou, então, fazer o Plano Semiextensivo, que é o intermediário entre o intensivo e o extensivo. São provas rápidas, com apenas dez questões de cada vez, com o gabarito na hora". 

*Outras ferramentas* – A SEC vem realizando, ao longo do ano, os aulões virtuais do projeto ENEM 100%, que acontecem todas às terças e sextas-feiras, das 16 às 17h, até 15 de janeiro de 2021, envolvendo diferentes componentes curriculares. No Portal da Educação, há também as Trilhas do ENEM e as apostilas de cada aula, além da programação das próximas aulas que serão realizadas. Ainda no portal, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).

Outra ferramenta de estudo é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA).