Sustentabilidade

Sem desperdício: saiba como economizar energia elétrica e água em casa

Tendência desses gastos é aumentar com o maior tempo em casa durante a quarentena

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

As contas de água e energia elétrica têm pesado no bolso? Por conta da quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus, a tendência é de maior consumo e, por consequência, uma conta mais alta no fim do mês. Por isso, vale se atentar a pequenas coisas que podem ajudar nessa conta.

A gerente da Porto Seguro na Bahia, Silvana Pedrosa, separou algumas dicas para diminuir o consumo tanto de água quanto de energia elétrica dentro de casa.

Tire os aparelhos da tomada

Os aparelhos eletrônicos plugados na tomada, mesmo que estejam desligados, podem representar um consumo de até 12%, como é o caso da televisão e do microondas.

Atenção aos horários

O uso simultâneo de ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar em horários de pico também devem ser evitados. “Entre 18 e 21 horas, o chuveiro elétrico gasta mais energia, pois é justamente quando as pessoas finalizam o horário do expediente”.

Posição de eletrodomésticos

Silvana também aconselha a não deixar o fogão e a geladeira muito próximos, pois um interfere no consumo do outro em decorrência da diferença de temperatura.

Manutenções preventivas em chuveiros e pias

“Uma pequena peça desgastada pode provocar vazamento durante vários dias. Por isso, é importante ficar de olho nas tubulações e hidrômetro”, alerta a gerente. Manter a torneira fechada enquanto não estiver utilizando a água ao escovar os dentes, fazer a barba e lavar a louça, também é essencial.

Meia-descarga

Outro ponto importante é colocar em prática o uso da meia-descarga no banheiro para ajudar na contenção dos gastos, já que uma válvula sanitária comum é capaz de consumir até 15 litros de água por descarga. “Se possível, investir em sanitários com sistema ‘dual flush’, um botão para descarga mais longa e outra mais curta, auxilia muito na redução do consumo”, conclui.