Comportamento

'Sem sofrimento': veja como usar máscara sem embaçar os óculos

"Se a sua máscara não se encaixa bem no seu rosto, é provável que o ar quente escape e embace suas lentes", explica a oftalmologista Sandra Alice

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

As pessoas que usam óculos estão tendo um certo incômodo para usar as máscaras de proteção durante a pandemia. O adereço faz com que as lentes embacem. Isso acontece quando o hálito quente escapa pela parte superior da máscara e atinge a superfície mais fria das lentes dos óculos.

“Por mais irritante que seja, não pare de usar sua máscara. A máscara de proteção nasobucal ajuda a impedir a propagação do COVID-19. Em vez disso, siga nossas dicas para manter seus óculos, óculos de sol ou óculos de segurança limpos”, orienta o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares, IMO.

Confira algumas dicas para impedir que sua máscara de proteção nasobucal embace seus óculos:


Coloque sua máscara no seu rosto

“Se a sua máscara não se encaixa bem no seu rosto, é provável que o ar quente escape e embace suas lentes. Ao colocar a máscara, certifique-se de apertar a parte superior da máscara – o clipe nasal – para se ajustar ao formato do nariz. Se a sua máscara permitir, aperte os lados também para um bom ajuste. Use esparadrapo antialérgico ou fita adesiva antialérgica para fechar o espaço entre o nariz e a parte superior da máscara”, ensina a oftalmologista Sandra Alice Falvo, que integra o corpo clínico do IMO.

Coloque seus óculos sobre a máscara

“Tente puxar a máscara sobre o nariz e coloque os óculos em cima dela. Isto impedirá que o ar escape, evitando o embaçamento. Se você fizer isto, verifique se a máscara se encaixa corretamente no rosto. O nariz e boca devem estar completamente cobertos”, ensina Centurion. Caso seja necessário, passe na ótica da sua confiança para verificar a correta adaptação e/ou ajuste da armação dos óculos.

Limpe seus óculos antes de usá-los

Como lavar e/ou higienizar os óculos, ensina Virgílio Centurion:

-  Água corrente, temperatura ambiente;

-  Uma gota de limpa vidros e/ou detergente nas duas faces (anterior e posterior) das duas lentes;

-  Friccionar suavemente com os dedos sobre o jato de água da torneira;

-  Secar com lenço de papel fino ou feltro adquirido em ótica.