Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Sete dicas para conseguir dormir melhor em voos longos

Rituais facilitam a vida do viajante dentro de aviões

Redação iBahia • 13/01/2020 às 8:43 • Atualizada em 27/08/2022 às 6:06 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Dormir em voos longos, principalmente quando se está acomodado em poltrona da cabine econômica, não é tarefa fácil. Algumas dicas podem fazer com que a jornada seja um pouco mais agradável, segundo Flávia Bravo, coordenadora do Centro Brasileiro de Medicina do Viajante (CBMEVi):
- Um voo longo mal dormido pode atrapalhar o começo de uma viagem de férias, por exemplo. Se a pessoa tiver algum compromisso assim que desembarcar, também será prejudicada. É difícil mesmo conseguir, mas dá para sair mais descansada do avião.
Segundo a especialista, conhecer a si mesmo é fundamental para saber exatamente o que levar e como fazer para que o sono chegue: - Se a pessoa relaxa vendo um filme, o entretenimento de bordo é um aliado. Mas se a luz da telinha incomoda muito, melhor levar um livro e um tapa olho. Há dicas gerais, mas é importante ficar sempre atento aos seus limites.
A especialista separou algumas dicas para minimizar os principais desconfortos dos aviões que impedem o seu sono.
1. Escolha bem o seu assento
Nessa hora, antecedência é fundamental. Ao escolher o assento, evite aqueles próximos aos banheiros, os que estão na parte de trás do avião e os das saídas de emergência, pois eles normalmente não reclinam. - Se você é uma pessoa que vai muito ao banheiro, fique no corredor, até para que as idas até o toalete sejam mais rápidas, evitando desconforto. Quanto mais tempo o sono ficar interrompido, mais difícil será retomá-lo, então as idas precisam ser as mais breves possíveis - afirma Flávia.
Para quem não se levanta tanto, assentos na janela oferecem maior possibilidade de apoio para a cabeça, o que pode ajudar na hora de pegar no sono, afirma a especialista. - E, claro, não serão toda hora interrompidos com alguém querendo ir ao banheiro.
2. Leve acessórios
Nessas horas, toda ajuda conta. Para evitar aquele ruído contínuo dos motores, o protetor de ouvido é fundamental. - Há aqueles pequenos que às vezes são até distribuídos no avião, dependendo da companhia. Mas há no mercado modelos que isolam quase que completamente os barulhos externos.
Apesar das aeronaves modernas estarem adaptando suas luzes para dar mais conforto aos passageiros, um ambiente escuro ideal ainda não existe. Então, não esqueça a máscara para dormir. O travesseiro de pescoço também é um aliado importante, principalmente para quem está no assento do meio.
3. Minimize os desconfortos da aeronave
O ar da aeronave é muito mais seco, afirma a especialista. Logo, beber água é fundamental não somente para a garganta seca, mas para evitar uma das maiores reclamações dos passageiros: o inchaço, que, dentre outras complicações, impede o sono. - Muita gente não gosta, mas a meia elástica vai ajudar no inchaço, que é um dos maiores incômodos na hora de relaxar e dormir no voo.
Levar soro para o nariz, hidratante e colírio são fundamentais. Usar roupas confortáveis também vão ajudar a relaxar. - O assento já é apertado, e o ambiente, desconfortável. Então, quanto mais deixar tudo mais mais relaxante, maiores as chances de o sono vir. Também é bom levar algumas camadas de blusas e casacos para se adaptar à temperatura na cabine.
4. Na hora de se alimentar, saiba os seus limites
Cafeína, nem pensar. Alimentação pesada não ajuda na digestão e pode causar desconforto, impedindo o relaxamento necessário para o sono. - Ainda mais em voos longos, em que o tempo sentado é muito grande. O ideal são refeições leves, mas que deixe a pessoa saciada. Ninguém vai conseguir dormir bem com fome, né? Em relação às bebidas alcoólicas, vale a moderação. Tem gente que fica mais relaxado e sonolento com uma taça de vinho, outros ficam agitados. Nessa hora, é saber mesmo os seus limites.
5. Timing é fundamental
Tentar adormecer no início de um voo não é das melhoras escolhas, pois é provável que o passageiro seja interrompido muitas vezes, inclusive na hora do serviço de bordo, que costuma demorar. - Espere até você se hidratar, comer e ter ido ao banheiro antes de tentar dormir, com as luzes da aeronave já mais baixas - recomenda a especialista.
6. Tecnologia pode ser aliada
Precisa de um estímulo a mais? Há podcasts feitos exatamente para quem não consegue dormir, que contam histórias relaxantes ou longas, que podem deixar o viajante mais tranquilo. Há também playlists e programas apenas com músicas relaxantes, por exemplo, que ajudam na hora de adormecer. Lembre-se de baixá-las antes do voo, já que, em geral, o seu uso só é permitido em modo avião.
Mas se optar por assistir a um filme, tanto na tela do tablet/celular como na do próprio avião, escolha aqueles com temáticas leves, evitando "por exemplo, películas de corrida, tiro, ação", comenta Flávia.
7. Ouça o especialista
Se mesmo com todo esforço, a pessoa não consegue nunca pegar no sono em voos e tem problemas sérios com isso, vale consultar um médico. Eventualmente, ele pode receitar medicamentos. Tomá-los sem a indicação de um profissional de saúde, no entanto, pode ser pior do que uma noite mal dormida, alerta a especialista:
- A recomendação pode servir apenas para as pessoas que não têm mesmo como recuperar o jet lag durante a viagem, que têm compromissos, que precisam estar descansadas, por exemplo. Utilizar remédios fortes sem recomendação médica pode atrapalhar ainda mais e acabar prejudicando as férias. Mal-estar e confusão mental são apenas algumas das complicações.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento