Arte e Decoração

Sete dicas para mães e pais de primeira viagem montarem o quarto de bebê perfeito

Coloridão ou clean? Clássico ou montessoriano? Não há regras. O importante é que o espaço tenha a ver com o estilo de vida da família, diz a arquiteta Sol Libman

Agência O Globo
  • Movimento para lá de lúdico

Vale a pena investir em um móbile de berço bacana. Além de ser um lindo objeto decorativo, ele estimula o desenvolvimento sensorial e motor do neném nos primeiros meses de vida. Há várias opções no mercado, mas os artesanais, de origami, fuxico ou crochê, são especialmente charmosos.

Quarto de bebê com móveis da Abracadabra Foto: Divulgação
  • Foco na Iluminação

Trata-se de ponto importantíssimo. O dimmer, que permite a regulagem da intensidade da luz, é prático, fácil e eficiente para criar um ambiente aconchegante e tranquilo para o sono do recém-nascido e também para o momento da amamentação.

  • Organizar é preciso

As caixas organizadoras são boas aliadas na hora da arrumação. É verdade que recém-nascidos quase não têm brinquedos, mas, depois dos seis meses, bichinhos, carrinhos e instrumentos musicais se multiplicam. Além de práticas, as caixas de madeira e forradas de tecido são lindas. As mães criativas podem e devem colocar a mão na massa.

  • Troca de fralda

Ter um lugar seguro para a troca de fraldas e higiene do bebê é fundamental. Na vertical ou na horizontal, o trocador deve ser bem iluminado e estar perto do armário, para facilitar a mudança do look.

  • A hora do mamá

É preciso pensar em um cantinho para a amamentação. Um banquinho para a mãe apoiar os pés e uma almofada para acomodar os braços são complementos que fazem toda a diferença. Rococó ou moderna, a poltrona deve ser, acima de tudo, confortável.

  • Noite e dia

A cortina é um item essencial para que eles não abram os olhos no primeiro raio de sol. Acho bacana um modelo com varão duplo, com linho (branco ou colorido) na frente e blecaute atrás. As camadas da cortina podem ser abertas junto ou separadamente.

  • Cama extra ou bicama

Uma cama auxiliar ou uma bicama no berço (existem vários modelos assim!) são boas alternativas para acomodar a mãe no quartinho do bebê, quando necessário. Nos primeiros meses de vida, o recém-nascido costuma acordar de três em três horas para mamar, e o vai e volta na madrugada cansa.