Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Sete dicas para mudar os hábitos alimentares

Atitudes simples podem ajudar a melhorar a qualidade de vida

Redação iBahia • 08/12/2018 às 22:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 1:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Ter uma alimentação mais saudável depende não só do que colocamos no prato, mas também do estado da mente e de outras atitudes do dia a dia. É o que prega a nutricionista Marise Berg, autora do livro "Céu da boca", que compartilhou conosco algumas dicas para transformar a vida.

Foto: Divulgação

1. Investigue carências

Existe uma relação tênue entre o que comemos para aplacar a verdadeira fome e para tentar compensar as frustrações e aflições emocionais, como o cansaço, a sobrecarga de trabalho e a ausência de trocas afetivas. Comer coisas gostosas traz alívio imediato, por isso é preciso ter uma visão mais ampla sobre o que está por trás desses excessos.

2. Busque o novo

Abra-se para experiências que possam amadurecer o paladar — ele pode estar viciado em doces, gorduras, ácidos e condimentos. Visite feiras, converse com quem trabalha nelas e se aventure a preparar refeições simples com os alimentos naturais que você mesma escolheu.

3. Inspire, expire

A forma como pensamos e reagimos ao mundo pode ser modificada por meio de vários métodos de meditação. Dessa forma, nos fortalecemos para abandonar hábitos nocivos relacionados à comida. O encontro com o eu interior aplaca a ansiedade e nos ajuda a focar em maneiras criativas de ter rotinas saudáveis.

4. Monte planos

Dedique um período da semana para planejar sua alimentação, como, por exemplo, fazer lista de compras, decidir quantas refeições serão feitas em casa e na rua. Aprender a cozinhar, pelo menos o básico, é bem importante também.

5. Respeite mais a natureza

Tenha consciência ecológica na hora de se alimentar. Comidas processadas geram toneladas de lixo plástico e de papel. Evite usar descartáveis. Mais do que nunca, é preciso espantar a preguiça de lavar louça.

6. Vale quanto pesa

Na rua, opte por restaurantes a quilo que tenham variedade de alimentos saudáveis. Mas seja madura o suficiente para escapar das frituras e das gorduras. Depois do almoço, separe em uma quentinha opções leves para a noite, se souber que o dia vai ser estafante.

7. Facilite a vida

É bom deixar coisas pré-prontas na geladeira. Por exemplo, lave e seque todos os vegetais de uma vez só e deixe as saladas já nos potes. Vale inclusive cozinhar e congelar as leguminosas que servirão de base para o prato. Na hora do cansaço, você não cairá na tentação das pizzas ou dos sanduíches.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde