#todosjuntos

Setor de alimentação e se reinventa e aposta em delivery para continuar funcionando

Para enfrentar a crise, estabelecimentos ligados ao setor de alimentação têm adotado estratégias

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Algumas semanas após a chegada dos primeiros casos do novo coronavírus em Salvador, a cidade se encontra em um ritmo diferente. De acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, a Prefeitura tem adotado medidas para diminuir a velocidade do contágio na capital baiana.

Aulas presenciais estão suspensas, eventos cancelados, academias fechadas, assim como outros locais de convívio social, como bares e restaurantes. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), a expectativa é que pode haver mil demissões a cada hora no setor, caso não haja ajuda do poder público. Para enfrentar a crise, estabelecimentos ligados ao setor de alimentação têm adotado estratégias para continuar funcionando. 

Foto: Alex Romano / Divulgação

É o caso do Mercato del Mare, localizado em Jaguaribe, que anunciou a suspensão do atendimento no salão antes mesmo da determinação municipal. André Sturaro, à frente do estabelecimento, decidiu implementar os serviços de entrega e retirada na loja durante o período. “Já estudávamos iniciar o delivery e take away há um tempo. Aproveitamos a necessidade de isolamento social que o momento exige para colocar o plano em prática. Nós sentimos muita falta dos clientes dentro do nosso restaurante, mas nós trouxemos novidades no cardápio e queremos nos manter próximos, mesmo durante a quarentena”, enfatiza o administrador.

A empresa de buffet Scardua Eventos, que atende ao mercado corporativo e social, viu sua agenda de março e abril sendo adiada. As irmãs e sócias, Camila e Catarina Scardua, se reinventaram e lançaram o “Fique em Casa, Fique Bem”, com opções inclusivas: foccacias low carb, tortinha vegana de chocolate e outras delícias, com a missão de produzir comida afetiva. “Em tempos de isolamento social, as pessoas estão demonstrando carinho e afeto através do alimento. O kit ‘Fique em Casa, Fique Bem’ já é um sucesso de vendas. Não é à toa que os sabores das foccacias foram carinhosamente apelidados de cafuné, beijo, abraço e aperto de mão”, comenta a chef Camila.

Já no caso da Nutrie - Alimentação Saudável, que funciona 100% delivery desde sua abertura, a maior diferença foi no reforço das medidas sanitárias e de higiene. A marca atende ao público que busca uma dieta saborosa, prática e equilibrada. “Nós redobramos a segurança sanitária de toda a cadeia da Nutrie. Desde a compra dos alimentos, passando pela preparação na nossa cozinha, até a chegada dos pedidos à casa das pessoas. Sentimos que o público também está mais exigente e atento a isso e essa conscientização é muito importante”, reforça Leila Guimarães, que comanda a Nutrie.

Apoie um Restaurante

Entre as estratégias do Mercato del Mare, o estabelecimento adotou a campanha da marca de cerveja Stella Artois, que está se unindo aos clientes para ajudar a colaborar com a sobrevivência dos restaurantes. O movimento "Apoie um Restaurante" convida os clientes a comprarem um voucher com 50% de desconto para usar futuramente em um dos restaurantes cadastrados na campanha, através do site www.apoieumrestaurante.com.br. O ticket, no valor de R$100, terá a metade paga pela marca e outros parceiros da ação. “O Mercato não poderia ficar de fora desta iniciativa da Stella Artois. Neste momento, ações como essas são muito importantes para colaborar com a sobrevivência dos restaurantes de todo o Brasil”, parabeniza André.