Maternidade

Sexo após a maternidade: como retomar seu interesse

Sabemos que a gravidez é um processo que envolve alterações profundas, com mudanças físicas, emocionais e sociais

Tatiana Leite

Finalmente você está grávida. Parece irônico pensar que o desejo sexual estava ligado a conseguir engravidar e, de repente, todo o erotismo da relação foi embora logo após o nascimento do bebe. Recentemente, o jornal Daily Mail publicou uma pesquisa realizada pelo site Netmums que aponta que, após maternidade, 75% das mulheres fazem menos sexo. Mas, por que será que isso acontece?


Sabemos que a gravidez é um processo que envolve alterações profundas, com mudanças físicas, emocionais e sociais. Assim, acaba sendo necessário refletir e reajustar o papel da mulher em todas as dimensões citadas.

Percebemos que, muitas vezes, ocorre uma cisão entre sexualidade e maternidade, a mulher tem uma sensação de ambivalência, temores de não voltar ao corpo anterior à gestação, ficar flácida após o parto, entre tantas outras incertezas. Todos esses medos tem um impacto simbólico e profundo na mente feminina. Dentre eles, o receio de mudar sua personalidade, devido à experiência da maternidade, podendo, até mesmo, não reconhecer sua verdadeira identidade depois de se tornar mãe.É importante que, durante suas consultas no pré-natal, as mulheres abordem com os profissionais de saúde quais alterações fisiológicas têm percebido no seu corpo. Dessa maneira, será possível compartilhar com o parceiro a influência dessas mudanças na vida sexual. Isso permite que você tire as suas dúvidas e fantasias em relação ao sexo durante a gravidez, que podem acabar por interferir no seu desempenho sexual.Já sabemos que uma boa vida sexual precisa de um toque de espontaneidade e imprevisibilidade. Contudo, com tantas mudanças, noites sem dormir, incansáveis troca de fraldas, o sexo pode se tornar uma luta para o casal.  A maternidade está cheia de abnegações e sentir-se culpada é quase que inevitável. Permita-se alguns prazeres no dia a dia, como um banho demorado, um jantar a dois ou com amigos, atitudes simples como essas farão com que você se sinta viva. Lembre-se que o sexo é mais do que uma relação sexual, após a maternidade você pode se distanciar do seu parceiro e a aproximação é o primeiro passo para o casal se sentir conectado.Invista em beijos, carícias, palavras de carinho e muito bom humor para encarar todas as dificuldades do dia a dia. Assim você conseguirá ampliar as possibilidades e, aos poucos, retomar sua vida sexual.