Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
EDUCAÇÃO

Sisu: entenda como funciona o processo seletivo do Enem

A prova é só a primeira etapa para tentar a vaga no ensino superior. Desde 2009, a disputa acontece em uma plataforma que centraliza todas as universidades federais

Redação iBahia • 20/05/2019 às 22:01 • Atualizada em 28/08/2022 às 8:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Muitos acham que o processo seletivo para entrar no ensino superior se resume ao Enem . Na verdade, ele é apenas a prova. Depois, com a sua nota, o aluno pleiteia uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) . A plataforma foi criada em 2009 e funciona, em teoria, de forma bem simples: as universidades federais disponibilizam as vagas e os alunos se inscrevem com suas notas do Enem. Mas, na prática, muitas variáveis podem auxiliar os estudantes a conseguirem a tão sonhada vaga na faculdade.

Confira as principais dúvidas sobre a plataforma:

Quando começa?

Como o sistema usa a nota do Enem, as inscrições para o primeiro semestre começam dias depois da divulgação do resultado da prova. Geralmente, o período é exatamente nas férias de janeiro. Por isso, é importante ficar atento para não perder a data. Ainda há uma outra abertura do sistema para as vagas do segundo semestre no meio do ano. O link da plataforma é: http://sisu.mec.gov.br

Foto: reprodução

Precisa pagar para se inscrever?
Não há taxa de pagamento para o Sisu. O candidato só paga uma taxa para realizar a prova do Enem.

Quem pode participar?
Para se inscrever é necessário ter feito o Enem no ano anterior ao da inscrição e não ter tirado zero na prova de redação. Os chamados treineiros, estudantes que ainda não concluíram a educação básica e fazem o Enem como forma de preparação, não podem se inscrever no Sisu.

Se eu escolher um curso, não posso mudar?
O Sisu funciona em rodadas diárias. No primeiro dia, o candidato pode entrar e se inscrever em até duas opções de cursos em ordem de preferência. Ao final do dia, o sistema fecha e, na manhã do dia seguinte, reabre mostrando se o candidato está dentro do curso pretendido com a sua nota.

SIMULE SUA NOTA: O site do Sisu tem uma plataforma para você comparar seu rendimento com anos anteriores

Caso não esteja, ele pode mudar sua escolha para outra graduação que consiga entrar. Essas mudanças podem acontecer até o último dia de inscrição. Ao final do período, é divulgada uma lista com os aprovados e a nota de corte em cada curso.

Como é feita a classificação?
Ao término do prazo de inscrição, a seleção de candidatos é feita automaticamente pelo sistema, levando em conta os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações. Uma universidade pode definir uma nota mínima a ser atingida para entrar no curso ou privilegiar uma das cinco provas do Enem (Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Redação) com um bônus.

Além disso, as universidades federais possuem metade de suas cotas destinadas a diferentes tipos de vagas. O Sisu faz diferentes classificações de acordo com a escolha de disputa do candidato.

Onde consultar o resultado?
Há três opções para consultar o resultado do Sisu: no boletim do candidato, no site ; nas instituições participantes; e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Como faço a matrícula?
A matrícula no Sisu é feita em chamada única e organizada pelas universidades. Os candidatos selecionados terão um prazo para se inscrever na instituição para a qual foram aprovados, confirmando a ocupação da vaga.

O sistema não fornece essas informações discriminadas e cabe ao aluno se informar com a faculdade o período para se matricular.

Leia mais:



Não passei de primeira. Existe alguma chance de ser chamado depois?
Sim. Ao fim da chamada regular do Sisu, o sistema oferece às instituições de ensino uma lista de espera. Caso haja vagas disponíveis, as instituições irão convocar os candidatos da lista para fazer a matrícula. Quem quiser participar dessa relação não pode ter sido selecionado em qualquer das opções assinaladas na chamada regular. Entretanto, é permitido repetir uma das escolhas da fase de inscrição. Para entrar na lista de espera, o candidato deve consultar o próprio boletim, no site http://sisualuno.mec.gov.br/, e declarar seu interesse, dentro do prazo determinado no cronograma.

Posso começar uma faculdade e ficar na lista de espera de outra?
Não. Candidatos selecionados para a primeira ou segunda opção de curso só poderão fazer a matrícula durante a chamada única do Sisu. Independentemente de efetuar ou não a matrícula, o candidato selecionado não poderá entrar na lista de espera.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação