Educação

Sisu irá oferecer mais de 5 mil vagas em universidades públicas baianas; veja lista

Inscrições terão início no dia 22 de janeiro e vão até o dia 25 do mesmo mês

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A primeira edição do ano de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) irá ofertar mais de 5 mil vagas em universidades públicas baianas, em todo o Brasil são 235 mil oportunidades. As inscrições poderão ser realizadas através do site do Sisu a partir do dia 22 janeiro até às 23h59 (horário de Brasileira) do dia 25 do mesmo mês.

O Sisu é o instrumento pelo qual as universidades públicas oferecem vagas a candidatos que se submeteram ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).  Para concorrer às vagas é necessário ter realizado o Enem 2018 e obtido nota acima de zero na prova de redação.
 
Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, e devem especificar, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.
 
A primeira edição do processo seletivo de 2019 será constituída de uma única chamada regular e o resultado será divulgado em 28 de janeiro. Já as matrículas ou registros acadêmicos dos candidatos selecionados deverão ser feitas nas instituições para as quais foram selecionados, na chamada regular, entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Os escolhidos devem observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.


Confira abaixo o número de vagas correspondente a cada universidade baiana (mais informações podem ser obtidas através do site do sistema)

Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
São 1.226 vagas, além de 425 sobrevagas, distribuídas em 81 cursos

Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

São 968 vagas distribuídas em 29 cursos

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

São 1.200 vagas em 30 opções de cursos

Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob)
São 1028 vagas e 30 opções de curso

Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

São 930 vagas em 8 cursos