Mais Esportes

Sorrindo à toa, lusos dominam etapa de retorno a Mucugê na Brasil Ride

Luís Leão e Tiago Ferreira abriram grande vantagem na prova. Disputa do segundo lugar foi acirrada e teve quatro duplas

Hailton Andrade* (hailton.neto@redebahia.com.br)
- Atualizada em
Tiago Ferreira e Luís Leão Pinto pedalam rumo ao título da Brasil Ride 2012, mas ainda faltam duas etapas

Quem vai parar Luís Leão Pinto e Tiago Ferreira? A dupla de Portugal lidera a Brasil Ride de ponta a ponta e venceu, nesta quinta-feira (27), a etapa de número cinco da ultramaratona de mountain bike. Com 4h41m55s, os líderes da classificação geral e donos das camisas amarelas completaram os 128km de percurso, que teve largada em Rio de Contas e chegada em Mucugê.


VEJA GALERIA DE FOTOS DO QUINTO DIA DE PROVA DA ULTRAMARATONA QUE AGITA A CHAPADA


Diferentemente da primeira etapa (Prólogo), quando chegou exausto, Tiago tem demonstrado cada vez mais resistência nas provas. Ele explica: "A principal diferença é que o Prólogo é uma etapa muitíssimo rápida e complicada. Agora não, são provas mais calmas, nas quais a gente vai gerindo mais o esforço. Hoje, ganhamos na última subida. A gente marcou o nosso ritmo certinho, sem fazer loucuras, e fomos conseguindo ganhar distância".

Briga pelo segundo lugar deu emoção à chegada dos atletas

Mas a emoção mesmo ficou para disputa do segundo lugar. Quatro duplas disputaram a posição nos metros finais da prova. Melhor para os brasileiros Gilberto Gois e Josemberg "Montoya" Pinho, que percorreram a quinta etapa em 4h56m01s. Eles garantiram o segundo lugar mais alto do pódio no detalhe, pois o holandês Hans Becking chegou em segundo com 4h56m, mas seu parceiro Bart Brentjens, campeão olímpico em Atlanta-96, terminou com 4h56m03s. Dois segundos separaram as duplas que fecham o pódio.


Os tchecos Martin Horak e Tomas Vokrouhlik ficaram em quarto, enquanto os brasileiros Uirá Ribeiro e Gustavo Santos finalizaram em quinto. A dupla do Brasil vinha na frente na última subida, mas acabou perdendo posições no sprint final. "A gente combinou uma coisa, fizeram outra. Colocaram a gente para trabalhar para eles e no final foi isso aí. Nesses últimos quilômetros os caras pedindo para gente puxar eles, chamaram a gente para fazer o negócio e chegaram diferente. Vivendo e aprendendo", bradou Uirá.


Apesar de não esconder a irritação com alguns ciclistas que chegaram na frente, ele não citou nomes e valorizou a participação dele com Gustavo na Brasil Ride. "Estamos satisfeitos, mas ainda temos chão pela frente. Vamos nos preparar para as próximas etapas".


Bahia - A dupla baiana de mais destaque na Brasil Ride é formada por Alexandre Sousa e Anilton Rocha. Filhos da Chapada Diamantina, eles conhecem bem as trilhas e terminaram a etapa desta quinta-feira na décima colocação geral, na frente dos líderes da Master (Abraão Azevedo e Paulo Borges ficaram em 12º no geral), chegando com um tempo de 5h21m49s. "Foi uma etapa muito boa, uma etapa muito dura, mas a gente conseguiu completar", comemorou Alexandre.

Dupla da terra também faz bonito na Brasil Ride 2012

Já Anilton, conhecido como "Rasta", ficou impressionado com o próprio resultado. "Não sei nem de onde eu tirei tanta força, tanta energia. Acompanhar os campeões da Master não é fácil não. Mas graças a Deus a gente se superou, foi aproveitando, parando pouco nos pontos de apoio para poder ganhar vantagem, e ainda bem que chegamos bem. A Brasil Ride é uma prova de resistência, uma prova muito grande, então, se a gente finalizar bem, a gente está bem preparado para chegar mais forte em outras provas".


Outras categorias - Na categoria Master, a etapa desta quinta foi vencida por Edward Szraucner e Axel Strauss, dupla da Alemanha. A mista contou com Mateus Ferraz e Ivonne Kraft mais uma vez no topo do pódio, enquanto Adriana Nascimento e Daniela Genovesi continuam aumentaram a vantagem entre as mulheres. Entre os brasileiros, Josemberg Pinho e Gilberto Gois continuam sendo os melhores. Na Grand Master, deu José Gusmão e Antonio Junior. Nesta sexta, a prova terá 119km. A ultramaratona termina sábado, com mais 47,91km.


*O repórter viajou a convite da Brasil Ride

Leia mais sobre a ultramaratona de mountain bike que agita a Chapada Diamantina