Mundo

Superação: Menino autista constrói Titanic de Lego com 56 mil peças

Barco tem cerca de 8 metros de comprimento, 1,5 m de largura, 56 mil peças e entrou para a coleção do museu Titanic Pigeon Forge, nos Estados Unidos (EUA)

Redação Correio 24h
Mais de um século depois da primeira e última viagem do Titanic, em 1912, uma réplica do famoso navio ganhou a internet pelas mãos de um adolescente com autismo. Sim, ele construiu um Titanic de Lego.

Foto: Reprodução

Brynjar Karl Birgisson, de 15 anos, é da Islândia, e virou o pai da maior cópia do Titanic de que se tem notícia. Ele levou 11 meses para erguer a réplica, que começou a ser produzida quando ele tinha 10 anos de idade.

O Titanic de Lego tem cerca de 8 metros de comprimento, 1,5 m de largura, juntou 56 mil peças e entrou para a coleção do museu Titanic Pigeon Forge, no Tennessee, nos Estados Unidos (EUA), dedicado à memória do barco.
Brynjar mora na capital da Islândia, em Reykjavík, começou a brincar com Lego aos cinco anos e teve a ideia de fazer o barco depois de visitar um parque dedicado ao brinquedo na Dinamarca.
Detalhe: ele, que já teve sérias dificuldades para se comunicar, começou até a dar entrevistas e participou de um TEDx Kids em San Diego, na Califórnia.
A família o ajudou na empreitada do barco. O pai adaptou a planta do navio para a escala do Lego, a mãe comprou as peças e, mais tarde, ajudou na divulgação do feito do filho.
Depois de ficar famoso com a iniciativa, Brynjar está colaborando para ajudar outras crianças que têm autismo. Ele criou um site que angaria doações para ajudar autistas. E a aventura do pequeno islandês também já foi tema de um livro.
Olha um dos vídeos do canal dele: