Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Tá fora do mercado? Como alcançar a recolocação profissional

É comum muitas dúvidas surgirem frente a tantas opções diferentes

Redação iBahia • 29/09/2018 às 8:00 • Atualizada em 29/08/2022 às 23:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Você pode estar em um processo de recolocação profissional por vontade própria (buscando novos ares em outra empresa, uma área de negócio diferente e, até mesmo, em uma nova região) ou por uma imposição da empresa na qual trabalhava, que escolheu desligá-lo. Independente do motivo, esta fase nem sempre é fácil. É comum muitas dúvidas surgirem frente a tantas opções diferentes.

Sendo assim, apresento os principais passos (que podem soar como segredos para algumas pessoas) para facilitar a sua recolocação. Após este artigo, você será capaz de criar um plano de ação eficiente para superar essa fase com autoconfiança e tranquilidade.

1- Ter maior autoconhecimento

Antes de tomar qualquer decisão e partir para a ação, é necessário buscar respostas dentro de si. Somente você é capaz de encontrar as respostas certas, visto que é um especialista da sua vida. Sendo assim, reflita sobre o seu passado e identifique o seu perfil profissional:

Quais fatores você considera importantes em sua vida? Ganhar dinheiro, ter mais tempo com a família, crescer profissionalmente e etc.?

Quais são seus pontos fortes? Que tipo de atividades você se destaca?

Quais seus pontos a desenvolver? O que ainda te atrapalha em ser um excelente profissional?

Você precisa se desenvolver tecnicamente ou comportamentalmente em algum aspecto?

2- Escolher a empresa certa

Refletindo sobre as questões acima, você perceberá que qualquer empresa não é mais uma opção em seu processo de recolocação. Afinal, se para você é importante ter mais tempo com a família, será interessante buscar empresas que ofereçam carga horária flexível, pouca hora extra e finais de semana livres.

Da mesma forma, se para você crescer profissionalmente é fundamental, busque empresas que possuam planos de carreira bem definidos e tenham um crescimento no mercado comprovado.

3- Criar oportunidades

Em momentos de crise é natural existir um número menor de vagas disponíveis no mercado. Porém, este fato não significa que você terá menos oportunidades. Vale lembrar que, até mesmo, um mercado em crise gera novas vagas, pois sempre existirão profissionais com baixa performance sendo desligados ou colaboradores mudando de negócio ou região.

Estas oportunidades só serão aproveitadas se você fizer a sua parte. Ou seja, procure diariamente as vagas em sites de emprego e nas mídias ou converse com antigos colegas de trabalho, professores e parentes em busca de novas informações.

4- Preparar-se para a seleção

A grande maioria dos profissionais participou de um número muito pequeno de processos seletivos em sua carreira. Alguns nunca sequer experimentaram uma seleção, pois, dependendo da região ou da maturidade da empresa, ainda é comum vermos a contratação de colaboradores apenas por indicação.

Sendo assim, por não ser um processo natural que você vivencia com frequência, é importante revisar seu currículo, estudá-lo e prever algumas possíveis situações no processo seletivo. Quanto mais familiarizado você estiver com a seleção, mais seguro se apresentará.

5- Trabalhar para conquistar o emprego

Apesar de óbvio, este item passa despercebido para algumas pessoas. Estar desempregado não significa estar desocupado. Muito pelo contrário. A condição de estar fora do mercado deve te impulsionar a fazer tudo o que for preciso para conquistar o emprego tão desejado.

Se você estiver empregado, reavalie a sua rotina para ganhar algumas horas no dia. Estipule metas diárias para desenvolver o seu networking, procurar vagas, enviar currículo e etc.

Estes 5 passos podem ser obviedades para você, porém a minha maior preocupação é se você está, realmente, aplicando estas ações diariamente e com o engajamento adequado para se recolocar. Lembre-se que não basta saber, é preciso entrar em ação para ter resultados excelentes em sua carreira. Siga o seu plano com disciplina e, em breve, você será recompensado com sua recolocação!

Sobre o autor

Allan Lopes é Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos