Mundo

Tailândia: décimo jovem é resgatado de caverna com vida

A expectativa é que até o final do dia os quatro jovens restantes também sejam retirados do local

Agência O Globo (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

No terceiro dia de operação, o nono e o décimo garotos que estavam presos em uma caverna no norte da Tailândia, desde o dia 23 de junho, foi resgatado nesta terça-feira (10), de acordo com o jornal local Kahosod. A expectativa é que até o final do dia os quatro jovens restantes também sejam retirados do local. Os outros garotos retirados estão internados no hospital provincial de Chiang Rai. Eles estão sendo tratados em uma ala de isolamento em um hospital de Chiang Rai e apresentam bom estado de saúde.

Chovia forte na região na madrugada desta terça, o que poderia complicar a ação da equipe. O ex-governador de Chiang Rai e comandante da missão de salvamento, Narongsak Osotthanakorn, afirmou que o trabalho agora é uma “corrida contra a água e o tempo”. As operações bem-sucedidas anteriores, que trouxeram oito garotos, foram realizadas com tempo seco.

O Resgate
A operação de resgate tem a participação de cinco integrantes das forças especiais da Marinha tailandesa e 13 especialistas de nível mundial, procedentes de países com experiência em espeleologia que seguem para o local onde estão os jovens.

Após a localização, as equipes de resgate examinaram todas as soluções possíveis, desde a perfuração de túneis nas montanhas até a possibilidade, descartada, de aguardar por várias semanas pelo fim da temporada de monção. Com a ameaça de mais chuva e o nível reduzido de oxigênio na galeria em que o grupo encontrou refúgio, as autoridades decidiram no domingo iniciar o resgate.